IPVA aumenta e guia já pode ser emitida

A emissão da guia para pagamento do IPVA começou nesta quarta-feira, dia 13, e somente depois de quitado, a vistoria poderá ser agendada.

O imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores sofreu aumento em seu percentual. Carros flex, que era de 3%, subiu para 4%. O de veículos movidos a GNV foi de 1% para 1,5%. O das motos foi mantido em 2%. O aumento foi proposto pela Secretaria Estadual de Fazenda e aprovado pela Alerj, para elevar a arrecadação estadual em R$ 550 milhões.

O imposto deverá ser pago em cota única com desconto ou em três parcelas mensais. A Guia para Regularização de Débitos – GRD, para pagamento, pode ser obtida através da página do Banco Bradesco S.A clicando no endereço www.bradesco.com.br.

No caso de pagamento parcelado, a 1ª parcela incluirá o valor referente a 1/3 do imposto, 1/3 dos valores das taxas devidas ao DETRAN-RJ e o valor integral do seguro obrigatório. Nas 2ª e 3ª parcelas serão cobrados os valores referentes a 1/3 do imposto e 1/3 das taxas devidas ao DETRAN-RJ.

Neste ano de 2016 não estão sendo cobrado na GRD o seguro obrigatório – DPVAT relativo aos veículos das classes de seguro: 03 – Ônibus, Micro-ônibus (categorias aluguel e aprendizagem), 04 – Ônibus, Micro-ônibus (categorias particular, oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional), 08 – Ciclomotor (todas as categorias) e 09 – motoneta, motocicleta e triciclo (todas as categorias).

Abaixo, você confere o calendário de vistoria 2016:

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.