Inea propõe criação de área de proteção em Resende

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentou na manhã do dia 19, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), a proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Estadual do Médio Paraíba, que passa por Resende. O objetivo é criar uma área de proteção para as áreas que margeiam o rio Paraíba do Sul e que ainda não estão degradadas, e também vai envolver os municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios. Para as áreas que já foram degradadas, contudo, o projeto não vê recuperação.

— É uma Unidade de Conservação (UC) linear, que busca envolver as cidades que são banhadas pelo Rio Paraíba do Sul. Já apresentei a proposta em Valença e Três Rios e aceitação tem sido muito boa. A população tem considerado necessário proteger e conservar o rio Paraíba do Sul. Os Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPE e MPF) acompanham a proposta. É uma obrigação do estado e da União protegerem seus recursos naturais e as propostas são apresentadas para incluir a participação da sociedade em sua construção – antecipou o gerente de unidades de conservação do Inea, Fernando Matias de Melo.

Na apresentação, Melo e o diretor de Biodiversidade do Inea, Paulo Schiavo, explicarão que o Revis permite incluir áreas públicas e particulares, desde que os objetivos da UC sejam compatíveis com os dos proprietários. Caso não sejam, as terras podem ser repassadas ao poder público, através de negociação ou mesmo de desapropriação. No entanto, algumas áreas próximas ao rio, que já estão ocupadas, foram retiradas do processo para evitar problemas com os proprietários e por considerarem que elas estão muito degradadas.

Leia mais sobre a proposta do Inea no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.