Mais um tipo de vinho no mercado

Você conhece o vinho laranja? Ele é tendência no exterior, mas ainda é um ilustre desconhecido para a maioria dos apreciadores de vinhos no Brasil. “Tecnicamente, o laranja é um vinho branco de maceração prolongada, feita com o uso não só do suco da uva, mas também de suas cascas, como ocorre com os tintos”, diz a chef Lis Cereja, da Enoteca Saint Vin Saint, em São Paulo.

Por conta dessa particularidade, o vinho laranja combina a estrutura dos tintos e a acidez marcante dos brancos, o que faz dele um par perfeito para uma miríade de pratos, de carnes de caça a pescados e queijos. Dependendo do tempo de contato com as cascas das uvas, sua coloração fica mais clara ou mais escura, com tons que variam entre palha, dourado, alaranjado, ocre e âmbar.

A Enoteca Saint Vin Saint é um dos poucos locais a privilegiar os laranjas, com uma carta exclusiva só para eles. São garrafas provenientes dos principais produtores mundiais dessa variedade, como Itália e Eslovênia – com alguns brasileiros no meio. “Muitos vinhateiros estão apostando nesse estilo no Sul do país”, afirma Lis.

Foto: Junior Lago/UOL (garrafas) e Divulgação (vinho)

Conheça melhor esse tipo de vinho no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.