Ações de prevenção e alerta na região

Autoridades políticas que compõem o Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (Cisecgi), policiais e sociedade civil da região da Costa Verde e do Médio Paraíba, além de autoridades estaduais estiveram reunidos na manhã do dia 17, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) para o primeiro Fórum Regional de Gestores sobre Segurança Pública promovido pela Secretaria de Estado de Segurança (Seseg). Na ocasião, foi apresentado pela Seseg o “Mapeamento das Ações Municipais de Prevenção à Criminalidade e Violência”.

Os dados foram apresentados pela superintendente de Prevenção da Seseg, Leriana Figueiredo, que representou o secretário da pasta, José Mariano Beltrame. O trabalho é resultado de um mapeamento realizado a partir de 2014, um ano após a realização de um ciclo de diálogos que percorreu cinco das sete Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), com articulação de gestores públicos de 91 municípios da região metropolitana e do interior do estado (exceto capital).

Em alguns dos dados apresentados pela secretaria voltados para a prevenção da criminalidade e da violência sobre a 5ª Risp (que inclui o Médio Paraíba e a Região da Costa Verde), 17 dos 20 municípios que integram a região responderam à consulta realizada pelo órgão. Entre as ações de prevenção existentes nos municípios, a região se destaca em três eixos: entre as cinco pesquisadas, é a terceira colocada em ações voltadas a idosos (total de 11), segunda colocada em relação a  crianças e adolescentes (14) e a primeira em ações de combate às drogas (15).

Leia mais sobre o fórum no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.