Resendenses precisam entrar na Justiça para receber medicamentos

O artigo 196 da Constituição Federal diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Mesmo assim, alguns resendenses precisam entrar na Justiça para terem seu direito assegurado, como já aconteceu com mais de 30 pessoas só no ano de 2015.

Uma destas pessoas é a aposentada Conceição Florêncio de Oliveira (foto), de 69 anos, que precisou entrar na Justiça para ter acesso ao remédio Forxiga para controlar o diabetes e mesmo assim demorou meses.

— A gente procurava, falava que não estava disponível. Briguei com o Daniel Brito (secretário municipal de Saúde), com o Ricardo, do CAF, mandei cartas e e-mails relatando o problema da minha mãe, porque ela chegou a sofrer quedas, quebrou o braço e a perna por falta do medicamento. Chegaram a me dizer que esperei nove meses para nascer, então que esperasse o remédio. Foi quando decidi procurar a Justiça – relembra a filha de Conceição de Oliveira, Andréia Luciane de Oliveira.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.