Quando o descaso e a burocracia levam risco à vida

Carlos Alberto Ramidam está desde 2012 tentando podar uma árvore em frente à sua casa, no bairro Parque Embaixador, em Resende. O problema é que, três anos depois, a copa da árvore já toca a fiação elétrica da rua, causando curtos circuitos e assustando a família dele e os vizinhos. A Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) confirmou a necessidade da poda, mas diz que depende da Ampla, que já teria ido ao local. A concessionária de energia elétrica, contudo, desconhecia o problema, e lembrou que a poda é responsabilidade da prefeitura.

O problema começou em 2012, quando ele percebeu que a árvore em frente à sua casa havia crescido tanto para cima que estava tombando por cima de seu muro. Na ocasião, ela ainda estava próxima da fiação, mas não chegava a tocá-la. A poda foi realizada pela Amar, mas de uma forma que não resolveu o problema, e ele abriu outro protocolo em 2014.

— Em 2012 abri um protocolo para podar porque a árvore estava muito alta. Eles vieram e podaram o toco do lado, que não fazia diferença na altura. E se a árvore tombar na minha casa? Meu medo é tombar por cima do muro. Mas como eles cortaram do lado, descobri que tinham fechado o protocolo. Aí abri outro no ano passado. Depois de muito tempo veio aqui uma pessoa do Meio Ambiente de nome Hosana. Ela olhou, falou que ia fazer a poda e não voltou mais – relatou Ramidam.

Confira a matéria na íntegra. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.