Adesão parcial à greve dos bancários nas agências de Resende

Bancos estatais fecharam atendimento ao público nesta terça-feira, dia 6

Começou nesta terça-feira, dia 6,  a greve dos bancários em todo o Brasil.  Em Resende, a adesão  à paralisação afetou parcialmente o funcionamento nas agências bancárias. Nos bancos estatais, os bancários entraram em greve, segundo informações de funcionários das agências do bairro Campos Elíseos. Na Caixa Econômica Federal, uma funcionária esteve orientando durante todo o expediente os clientes que chegavam para efetuar saques, depósitos ou pagamentos a utilizarem os terminais de auto atendimento.

No Banco do Brasil, segundo informações da agência localizada no mesmo bairro, a paralisação ficou restrita apenas aos bancários, mas a agência não funcionou “porque o serviço ficaria prejudicado devido à greve”. Os clientes recorreram aos terminais de auto atendimento.

Bancos privados funcionarão até segunda ordem do Sindicato dos Bancários da região

Já nos bancos privados (Itaú e Bradesco), também no mesmo bairro, os bancários trabalharam normalmente.

CATEGORIA QUER 16% DE REAJUSTE SALARIAL
A paralisação que está sendo realizada em todo o país será por tempo indeterminado e busca pressionar a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a apresentar uma proposta de reposição salarial que contemple a reivindicação da categoria. A federação chegou a apresentar no último dia 25 proposta de 5,5% de reajuste, mas a categoria reivindica 16% de reajuste (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras pautas.

Outra proposta não aceita pelos bancários foi o abono de R$ 2.500, o qual não se integra ao salário, incide imposto de renda e INSS. Entre 2004 e 2014, os bancários conquistaram, com muita mobilização, 20,7% de ganho real nos salários e 42,1% nos pisos. Na sexta-feira, dia 2, foi anunciada a aprovação da greve unificada pela categoria. No dia 30, os bancários tentaram uma nova negociação junto à Febraban, mas não foram atendidos.

OUTRAS OPÇÕES DE PAGAMENTO
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que durante a greve dos bancários os clientes que precisarem de fazer saques, transferências e outras operações deverão optar por outras alternativas de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular e telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.