Tempo quente e chuvas podem aumentar casos de dengue e zika vírus em pleno inverno

A possibilidade de um “veranico” em setembro, com tempo quente associado a pancadas de chuva ocasionais, tem deixado a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde atenta para uma provável elevação no número de casos de dengue e zika vírus.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, destaca que a variação climática pode criar um cenário favorável para a proliferação de transmissão das duas doenças, mesmo fora de época.

-Apesar de setembro ser um mês que historicamente registra uma queda no surgimento de novos casos, com a elevação de temperatura e a ocorrência de chuvas, é possível que eventualmente tenhamos um aumento isolado de notificações em determinados municípios. Pode ser uma espécie de prévia para o verão. Por isso, a população precisa continuar tomando os cuidados necessários para eliminar os focos de água parada dentro de casa e evitar a proliferação do mosquito-  DizChieppe.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 15 de agosto desse ano, foram notificados 51.215 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 13 óbitos.

Fonte: Rio contra a Dengue

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.