Vivendo e aprendendo na idade adulta

Em apenas dois meses, o aluno Jader Camilo de Moura (foto), de 40 anos, se integrou aos novos colegas. Ele passou a participar das atividades do programa Gente Eficiente por indicação de um especialista que o atendeu em outro programa também mantido pela Prefeitura de Resende. “Aqui eu escrevo, jogo bola e também gosto de montar quebra-cabeça. E quem me falou sobre esse lugar foi um médico que me atendeu no Caps (Casa Aberta). Essas atividades servem para que eu abra mais a minha mente”, conta.

Ele é apenas um dos quase 270 alunos que integram o programa voltado a pessoas com deficiência ou transtornos, a maioria já na fase adulta, mas que se encontrava fora de entidades voltadas ao atendimento especializado e/ou do convívio social. “Quando ele chegou aqui, sempre vinha acompanhado pela irmã. Mas depois que incentivamos a autonomia, vem diariamente sozinho, assim como outros alunos atendidos que têm essa capacidade de ir e vir sozinhos”, conta a pedagoga do programa, Silvana Braga Pereira.

Segundo ela, Jader e outro colega atendido no programa, Eberson Saldanha de Almeida, de 26 anos, são sempre os últimos a deixar a sede do Gente Eficiente, que fica no Parque Tobogã. “Eles nos ajudam muito aqui na sede, pois não contamos com auxiliares de serviços gerais nem secretária, arrumam a cozinha, varrem o chão e deixam as coisas em ordem. Nunca obrigamos nenhum deles a fazer isso, todos fazem porque gostam”.

Conheça o Gente Eficiente e seus alunos e professores no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.