Depois de reclamações Detran antecipa fim da Operação Pavio Curto

O Detran informou no final da tarde que a Operação Pavio Curto em Resende, coordenada pela Secretaria de Estado de Fazenda, foi encerrada nesta quarta, dia 26. Na verdade, o fim da operação foi antecipado, a data anunciada semana passada era até sexta-feira, dia 28. O governo não admite, mas acredita-se que a repercusão negativa dos transtornos causados na cidade, como interrupção de tráfego e questionamentos sobre apreensão de veículos tenham sido motivadores para o fim da ação.
Segundo o governo do estado, a ação teve o objetivo de “cercar” os devedores de IPVA, já que a inadimplência com o imposto no município chegava a 22% dos veículos tributáveis em 2015. Durante os três dias da operação (que teve início na segunda-feira, 24), foram emitidos 183 autos de infração, 133 veículos foram removidos e 4 Carteiras Nacionais de Habilitação foram recolhidas (por validade vencida).
Informaram ainda que: “os veículos que não apresentaram o licenciamento anual foram autuados e rebocados para o depósito da empresa licitada pelo Detran, que apoia a operação, e só podem ser retirados após o pagamento do IPVA, da diária do pátio e do reboque. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado é uma infração gravíssima, sujeito a multa, apreensão do automóvel e o motorista perde sete pontos na carteira”.
Na manhã desta quarta-feira, dia 26, a redação do jornal BEIRA-RIO entrou em contato com o Detran e Assessoria do Governo do Estado perguntando sobre um dos carros do estado que foram flagrados por contribuintes sem o licenciamento anual atualizado. O Detran respondeu que o carro destacado é da Secretaria de Fazenda (foto principal) e por isso não poderia responder sobre a falta do licenciamento de 2015. Este caso foi um dos debatidos nas redes sociais (leia aqui).
O Detran garante que tentou minimizar os transtornos aos motoristas: “Para evitar transtornos para os cidadãos resendenses, a operação contou com um carro do Detran que fazia a leitura seletiva das placas dos veículos, de forma que eram parados apenas aqueles que possuíam algum tipo de irregularidade. Outra preocupação foi a escolha do horário e dos locais para realização das ações, optando por aqueles que tivessem menos chance de provocar engarrafamentos”, mas muita gente contestou os horários e a forma de execução da operação.
Resende foi a quarta cidade da Operação Pavio Curto, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Fazenda, do Detran e da Polícia Militar. A primeira aconteceu no mês de maio em Niterói e a segunda foi em Nova Iguaçu, ambos na Região Metropolitana. Em julho, ocorreu em Petrópolis, na Região Serrana.

Você pode gostar

One thought on “Depois de reclamações Detran antecipa fim da Operação Pavio Curto

  1. Os horário desta safadeza de Operação Paviu Curto ou Arrecadação curta estava atrapalhando o transito Resende que já é caótico sem esta operação imagina com esta operação.
    Horários de movimentos consideráveis com operação só para exemplo demorei do 40 minutos da casa General ao mercado floresta, onde era o meu destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.