Sindicato dos Metalúrgicos consegue reabrir entrada da CSN

Depois de ficar fechada por 11 meses durante a madrugada, a entrada da Usina Presidente Vargas da CSN pelo bairro Retiro será reaberta nesta segunda-feira, dia 27, às 5 horas. A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Silvio Campos. O novo horário de acesso permitirá a entrada e saída dos trabalhadores do turno que fazem os horários “X” e “Y”. Numa reunião entre o órgão sindical e a empresa na Gerência Regional do Trabalho (GRT), ficou estabelecido que o horário de fechamento passará a ser de 1h às 5h – antes era das 23 às 7 horas.

“O sindicato foi à reunião em busca da liberação total de horário de acesso dos trabalhadores. Mas, apesar da resistência da empresa em manter o horário atual, o mediador conseguiu estabelecer um consenso entre as partes, fixando um horário que vai atender aos funcionários da CSN que estavam sendo prejudicados”, afirma Silvio Campos.

Desde que a CSN restringiu o horário de uso de entrada e saída dos trabalhadores pelo Retiro, o sindicato vem lutando para que a empresa volte atrás em sua decisão. A instituição sindical procurou o Ministério do Trabalho, Ministério Público Federal, prefeitura de Volta Redonda (SUSER), vereadores, até que conseguiu uma reunião com o Ministério do Trabalho que aconteceu no final de maio.

“Há alguns meses, quando a empresa tomou a medida, foram vários os prejuízos. Além de afetar os trabalhadores, causou o aumento no fluxo de carros e, consequentemente, o índice de poluição da cidade”, diz Campos.

Confira a cronologia dos fatos:

Set./2013 – CSN anuncia, pela primeira vez, o fechamento permanente da passagem do Retiro. O sindicato se posiciona contra e a empresa volta atrás.

Set./2014 – A CSN anunciou o fechamento parcial (23h às 7h) da entrada do bairro Retiro. O sindicato repudiou a decisão, autoritária e unilateral da empresa. O sindicato, juntamente com o MEP, apresenta denúncia ao Ministério Público.

Out/2014 – Dia 1º: Acontece a primeira audiência no Ministério Público Federal, onde foram ouvidas as partes. Dia 17: Nova reunião, em que o Ministério Público Federal encaminhou o caso ao Ministério do Trabalho.

Dez/14 – Sindicato exige agilidade na decisão por parte do poder público.

Abril/15 – acontece uma audiência pública na Câmara Municipal de Volta Redonda onde, novamente, o Sindicato dos Metalúrgicos denuncia a atitude autoritária da empresa e houve a exigência da reabertura da passagem do Retiro.

Maio/15 – CSN e Sindicato decidem pelo novo horário de abertura da entrada

Julho/15 – Volta a funcionar a entregada do Retiro

Fotos: Arquivo

Fonte: Assessoria de Comunicação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.