Itatiaia é pioneira no Brasil em treinamento de memória operacional

A Prefeitura de Itatiaia, através do Centro de Prevenção e Atendimento ao Educando de Itatiaia (CEPRAE-I), entregou no dia 1º os certificados do treinamento Cogmed – Memória Operacional aos alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia aconteceu a partir das 18h, na Escola Municipal Maria José de Aquino, na Vila Odete.

O município é pioneiro no Brasil no uso desta técnica, que visa melhorar a memória operacional humana e a capacidade de armazenar informações por um curto período de tempo, através de um treinamento informatizado. A cidade foi escolhida entre mais de 5 mil municípios para receber o projeto.

 

A coordenadora do CEPRAE-I, Eliane Santos, explicou que Itatiaia foi escolhida para receber esse projeto piloto por conta do trabalho que a Secretaria de Educação vem realizando no município.

Ao todo, 43 alunos das escolas Maria José de Aquino, Pedro de Souza Rangel e Reinaldo Maia Souto receberão o certificado. O objetivo é ajudar no desenvolvimento do raciocínio do estudante, levando-o a um melhor controle dos impulsos e da atenção. A técnica Cogmed, fundada pelo Dr. Torkel Klingberg, está presente em mais de 20 países.

Ainda de acordo com a coordenadora, o treinamento aconteceu durante três meses e foi direcionado a crianças com déficit de atenção, hiperatividade e problema de defasagem entre série e idade.

– Em fevereiro, aconteceu a preparação da equipe com a formação de cinco tutores, e logo em seguida, no mês de março, começaram os treinamentos com os estudantes. Desde o inicio já notamos uma melhora significativa na atenção, na leitura, na compreensão e no comportamento dos alunos,disse Eliane.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.