Cartas e E-mails

DESABAFO
Antigamente, falo de um passado não tão distante assim, durante as várias  crises econômicas pelas quais  passamos,  nós brasileiros, tentávamos  manter o otimismo, afirmando  que pelo menos no Brasil não havia terremotos, enchentes, ataques terroristas e tínhamos uma natureza exuberante. Ainda tínhamos orgulho de algumas coisas brasileiras, tipo: a floresta amazônica, a abundância de nossas águas doces e salgadas, a Petrobrás, a seleção brasileira de futebol, a música de qualidade e tantas outras coisas mais, como a culinária, etc. Nós nos gabávamos de sermos um povo amoroso e hospitaleiro,  com uma diversidade enorme, porém, com identidade de valores, tais como a alegria, o bom humor,  a criatividade, a solidariedade, a adaptabilidade, a tolerância, a garra e a persistência, sem falar na velha esperança, que ainda teima em nos acompanhar, nascida nos primórdios da Nação.
Hoje, a indignação, o desamparo e o pessimismo estão estampados nos rostos da maior parte da população que tem escrúpulos.  Mas, apesar de todo desalento, a maior parte da população se mantém firme nos propósitos éticos, apesar dos péssimos exemplos, que vêm de cima e de todas as esferas do Poder e que são mostrados reiteradamente, ao longo de anos e em especial, na atualidade.  Ainda insistimos em ter esperança por dias melhores, talvez por uma questão de sanidade e de sobrevivência.
A falta de comprometimento e planejamento, além da falta de respeito para com o cidadão e do cidadão para com o vizinho cidadão, dos mais novos para com os mais velhos, para com as normas legais e éticas, é hoje padrão de comportamento de qualidade e de excelência. A exceção virou regra geral.
Estamos entristecidos, humilhados e feridos  em nosso orgulho brasileiro, diante de tanta podridão, diante de tanto atraso econômico, educacional, cultural e social  e diante de tanto  descaso e desrespeito pela vida humana e pela natureza.
Hoje, nos sentimos também  vazios,  espoliados e sem identidade. A nossa floresta, que é nosso pulmão e nossa grande riqueza, está sendo saqueada. Nossas águas doces e salgadas estão cada vez mais contaminadas e pouco a pouco vão dando sinal de falência. A Petrobrás, carro chefe da nossa economia,  foi absurdamente corrompida e roubada. Nossa seleção de futebol já não comanda mais a nossa pulsação. A música brasileira, aquela que realmente nos representa,  foi banida das rádios e gravadoras. Nossas fronteiras não têm porteiras e nem porteiros. Nossa Carta Magna, tão adulterada, deixa muitas vezes de cumprir seu real papel, parecendo mais com uma colcha de retalhos, bordada por profissionais escusos e incompetentes ou interpretada de acordo com a ocasião e com o freguês. Na prática, não somos iguais perante a lei, como também não há independência dos Poderes. Não bastasse tanta imoralidade, aqueles que não amam a Nação,  também se utilizam da nossa língua pátria, para dizer muito,  com requintes da oratória sem  nada explicar sobre seus atos ardilosos e imorais. E para  piorar nosso desencanto, já temos enchentes em abundância, temos pequenos abalos sísmicos em algumas regiões, temos  baderneiros de plantão  patrocinados, que saem em nome da democracia, quebrando tudo que encontram pela frente.
E nós brasileiros, só temos que pagar impostos, impostos, impostos, impostos, impostos…, rombos, rombos, rombos, rombos, rombos, rombos… e mais nada. Somos roubados de todas as formas: pelos governos, pelas empresas, como por exemplo, de telefonia e de  saúde e também pelos bandidos do asfalto.
Somos reféns da ganância e do descaso dos governos, que insistem em manchar, sem pudor, a imagem da nossa Nação e de nossos atletas esquecidos, pois o esporte foi apenas um pretexto para o cofre público ser arrombado. Nós, brasileiros que temos brio nos sentimos envergonhados, pois aqui é a nossa casa.
Somos reféns de bandidos profissionais e dos colarinhos brancos. Somos reféns de um sistema eleitoral falho e da politicagem nojenta. Somos reféns de autoridades incompetentes, corruptas e truculentas.  Somos reféns do cinismo e da mentira,  do medo e da impotência, da ignorância e do egoísmo.
Estamos sós, absolutamente sós e cansados, nós brasileiros que acreditamos nos valores éticos e na nossa bandeira amada, também tão desrespeitada e esquecida, principalmente o lema que ela carrega: Ordem e Progresso.
Surge na minha mente a  velha canção do Jota Quest, para me fazer companhia : … Vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás… Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo …
Letícia Álvares N. da Silva

Fé, Luz da Vida
Caríssimos irmãos e caríssimas irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo. O Santo Papa Francisco convida todos os jovens do mundo para trabalharem na VINDA DO SENHOR.
Jovens, não decepcione Deus diante do poder humano, a vida aqui no mundo é passageira. O Papa Francisco quando veio visitar o nosso imenso e querido Brasil, ficou muito alegre e muito impressionado com a vibração de vocês e está contente por constatar que a juventude brasileira o recebeu como o verdadeiro representante de Deus entre nós.
Jovens brasileiros, vocês são convidados a darem testemunhos de fé, embora o mundo tenha milhões de anos, o futuro sempre foi e sempre será jovem e este é o momento da juventude brasileira cumprir sua missão. Participem das missas, anunciem o Reino de Deus e ajudem na pregação da palavra de Deus. Trabalhem também na construção de um mundo melhor e valorize a família.
Vocês também são pastores do Reino, frequentar a Igreja do Senhor é também uma missão para a qual vocês são convidados especiais. Ajudar na santificação daqueles que estão perdidos no meio da multidão, ser profeta, anunciar o Reino e dar testemunho ao mundo através do entusiasmo de vocês, no serviço a Deus, é o verdadeiro culto que os fazem diante de Deus servidores bem amados de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A juventude de Hoje é o futuro de amanhã, Deus abençoe a nossa juventude.
PARA NOSSA REFLEXÃO: A Juventude é o sal e a Luz do Novo Mundo.
Andrade Sobrinho

Para Jornal Beira-Rio
A/C jornalista Ana Lúcia,
Com relação à carta assinada pelo filiado do PSB de Resende, Almir Coelho, na edição de sexta-feira passada, do Jornal Beira-Rio (dia 26 de junho de 2015), venho a público apresentar as seguintes considerações:
A dissolução da comissão executiva do PSB da nossa cidade foi determinada pelo diretório estadual do partido, que, numa reunião realizada  no dia 17 de abril do corrente ano, no Rio de Janeiro, aprovou a intervenção em todos os diretórios e comissões municipais, nas 92 cidades do estado do Rio de Janeiro. Essa reunião foi coordenada pelo senador Romário, presidente do partido no território fluminense;
Segundo reportagens divulgadas pela imprensa, a decisão de intervir em todas as representações municipais do PSB no estado do Rio de Janeiro foi motivada, entre outros fatores, pelas seguintes razões: irregularidades em prestação de contas verificadas no caso de muitos municípios e o acúmulo de cargos de direção na sigla pela mesma pessoa nas representações do PSB em cidades diferentes;
Além disso, a direção regional entendeu  “que havia um clamor pela mudança radical na política, daí a decisão de reformular e reorganizar o PSB”.
Na condição de única vereadora do partido na composição atual da Câmara Municipal de  Resende , fui convidada para assumir a honrosa missão de presidir a comissão provisória do PSB em nossa cidade, até que outras decisões relacionadas ao diretório local sejam tomadas pelo diretório estadual, ou até nacional;
Aceitei essa tarefa, única e exclusivamente, em atendimento a esse chamado partidário do diretório do estado, no sentido de ajudar a manter vivo e fortalecer o Partido Socialista Brasileiro, que tem uma história de relevantes serviços prestados à população de Resende, nas últimas três décadas;
Reconheço o quanto foi importante o apoio dos filiados do PSB de Resende na minha eleição para a Câmara Municipal, em 2012. E tenho procurado retribuir a confiança depositada em meu nome, através do exercício de um mandato que torne realidade, a construção de uma cidade cada vez mais justa para todos os seus moradores. Aqui lembro que a missão elementar de um vereador (e vereadora) é trabalhar pelo respeito aos direitos básicos do cidadão e pelo desenvolvimento ordenado da sua cidade.
Tenho ainda a consciência de que a vitória de um vereador (ou vereadora) nas urnas é conquistada não apenas com os méritos dos (as) candidato (as), mas graças ao apoio de todas as pessoas que o (a) ajudam na campanha eleitoral e votam nele (a). Realmente, ninguém vence sozinho (a);
Quanto às acusações e insinuações feitas pelo filiado Almir Coelho, na carta publicada pelo Jornal Beira-Rio, as quais são inverídicas e levianas, afirmo que já solicitei ao meu advogado que adote as medidas jurídicas cabíveis no sentido de restabelecer a verdade, e, caso a justiça assim considere, responsabilizar  criminalmente a parte acusadora por calúnia, difamação e danos morais;
Por fim, coloco-me à disposição de todo e qualquer cidadão para prestar os esclarecimentos necessários, uma vez que exerço um mandato confiado pelo povo de Resende, ao qual devo satisfação dos meus atos enquanto pessoa pública.
Sem mais para o momento, encerro a presente, reafirmando os votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
SORAIA BALIEIRO
Vereadora
rrr

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.