PME aprovado sem leitura em plenário

O Plano Municipal de Educação (PME) de Resende, que vai direcionar as políticas de Educação da cidade nos próximos dez anos, foi aprovado na Câmara Municipal de Resende, na noite do dia 23, sem que fosse lido em plenário. Os vereadores da casa alegaram que o plano em si era o anexo do projeto de lei que o encaminhava e votaram a suspensão de sua leitura. No dia seguinte, o projeto de lei aprovado, de número 017/15, foi encaminhado para avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O PME começou a ser desenvolvido ainda em 2014, por uma comissão formada por representantes do Ensino Superior, Médio, Fundamental e Infantil. Depois, o projeto base elaborado por eles, com base no Plano Nacional de Educação (PNE) foi submetido a consultas populares, entre os meses de março e maio, nas quais foi discutido ponto a ponto com a população de Resende. Ao todo, foram em torno de dez assembleias que analisaram cinco grupos temáticos: Educação Infantil e Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA e Educação Profissional; Educação Superior e Educação a Distância e Tecnológica; Educação Especial e Educação do Campo; e Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Pública Municipal, Gestão e Financiamento, Acompanhamento e Avaliação.

Em todos os encontros, os participantes poderiam discordar de alguns pontos e sugerir algumas ideias para contribuir com a Educação de Resende. Nos dias 11, 12 e 13 de junho, durante a realização do Fórum de Educação, o documento discutido nas assembleias foi apresentado e novamente foram incluídas algumas mudanças. A versão final foi encaminhada ao prefeito municipal, José Rechuan Junior (PP), que não alterou o documento, e este a repassou à Câmara Municipal de Resende, para realizar a votação.

Leia mais sobre a sessão que aprovou o PME de Resende no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.