Escolas estaduais de Resende aderem ao Papo de Responsa

O coordenador do programa de prevenção à violência da Polícia Civil “Papo de Responsa”, Roberto Beto Chaves de Almeida, o Beto Chaves (na foto, à esquerda), conversou com diretores das escolas estaduais Oliveira Botelho, Souza Dantas e Pedro Braile na manhã do dia 11 para traçar um perfil da violência nas imediações das instituições. Recentemente, alguns alunos de escolas estaduais de Resende têm protagonizado episódios de brigas e duas armas já foram apreendidas com alunos destas escolas. Segundo Chaves, as escolas vão aderir ao programa.

– O encontro foi ótimo. Na verdade a gente tem que analisar que foi bom devido ao fato de a gente poder ser útil para as escolas. O próximo passo é conversar com os professores das três escolas e nós vamos traçar um calendário de atividades dentro das agendas de cada escola. O nosso trabalho é ver de que forma podemos aprofundar as ações de prevenção à violência juntos – avaliou.

O coordenador do programa lembrou ainda que é importante conhecer as instituições porque o programa de dará de forma diferente em cada escola, já que é um trabalho realizado em conjunto.

– Sou policial civil e essa é uma iniciativa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, mas que é conduzida por todos nós. Não é um programa para Resende, é com Resende. Há desafios que parecem similares em cada local, mas não são. Temos a expertise para desenvolver atividades de prevenção à violência, mas embora a metodologia seja parecida cada um tem sua realidade. E é exatamente por isso que vamos desenvolvê-las com a equipe da escola – esclareceu.

Apesar de otimista, ele ainda não sabe qual será a postura dos professores quanto ao trabalho e nem em quanto tempo será possível colocá-lo em prática.

– Nossa expectativa é de aderência, de realizarmos o trabalho em conjunto e que consigamos trocar informações com a escola. Depois é organizar o calendário e falar com os professores. Vamos tentar falar com os professores ainda neste semestre, mas se não der vamos tentar em agosto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.