Uma dança para todos

Nos tempos em que o Brasil ainda vivia a época de ouro do rádio, em uma região distante dos grandes centros, nativos e gringos participavam de bailes abertos para todos, que receberam desse últimos o nome de For All. Por ocasião disso, o ritmo que se dançava incorporou o nome de forma aportuguesada e com o passar dos anos seguiu exercendo sua função democrática de garantir entretenimento a todos.

E com a proximidade dos festejos juninos em Resende e região, assim como em todo o Brasil, além da tradicional quadrilha, as escolas de dança recebem o maior número de alunos interessados no forró, ainda que existam outros que frequentem as aulas há algum tempo. “É nessa época que as academias e estúdios de dança ficam lotados de interessados na dança, pois as pessoas aproveitam a época para aprender o forró e dançar nas festas que acontecem entre junho e julho”, justifica a professora Melissa Assumpção.

Ela mantém um estúdio de dança em Resende, onde além do forró são ensinados como bolero, samba de gafieira e soltinho, entre outros estilos de dança. No entanto, a professora revela a versatilidade de um dos ritmos musicais e de dança mais populares da cultura nacional. “O forró é um estilo eclético, aceita qualquer figura (passos de dança), pois não exige postura nem posicionamento dos pares, é a dança-símbolo da humildade”.

Conheça melhor o forró no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.