“Loucura e Arte para qualquer parte”

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.

Para comemorar a data, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Resende realiza um show com os usuários de Saúde Mental denominado “Loucura e Arte para qualquer parte”, com apresentações de músicas, dança, poesia e livre expressão que remetem ao tema. O evento será na segunda-feira, dia 18, das 14h às 17h, no Espaço Z.

– Essa data representa nacionalmente um marco histórico na mudança de modelo de assistência em saúde mental fundamentada atualmente no cuidado em liberdade, no território, com a participação e convivência familiar e comunitária, realizada pela Rede de Atenção Psicossocial – explica a diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Resende, Ângela Monteiro.

Em Resende, os usuários do Programa de Saúde Mental contam com três serviços: o Centro de Atenção Psicossocial Casa Aberta, no bairro Vila Julieta, que atende adultos com transtorno mental e sofrimento psíquico grave, como psicose, neurose e autismo; o Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas (CAPSad), que conta com psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra, além do atendimento psicossocial, que oferece terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas; e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CapsI), voltado para atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos e mentais, além de usuários de drogas.

A rede é formada também pelo Serviço de Referência Hospitalar em Saúde Mental, com 10 leitos na Santa Casa para pacientes psiquiátricos em crise ou pacientes com dependência em álcool e outras drogas em estado de intoxicação aguda ou evolução para a instalação da síndrome de abstinência grave; pela Residência Terapêutica, casa que abriga pacientes que se encontravam em internação de longo prazo em hospitais psiquiátricos do estado e perderam vínculos familiares, entre outros serviços; e pelo Consultório na Rua, que faz abordagem de usuários de drogas nas ruas.

Para serem atendidos, os interessados ou responsáveis podem procurar pessoalmente os serviços ou agendar por telefone. Os pacientes podem ser encaminhados também por unidades de saúde.

– CAPS Casa Aberta – Localiza-se na Avenida General Affonseca, 1.793, no bairro Vila Julieta. Telefone: 3359-4893.
– CAPSad – Funciona na rua Madre Angélica, 28, no bairro Jardim Brasília. Telefone: 3358-0828.
– CAPSi – Fica na rua Pandiá Calógeras, 205, no bairro Jardim Jalisco. Telefone: 3381-0727.

Foto: Marcio Fabian/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.