Vacinação contra aftosa e raiva segue até o dia 30 de maio em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, através do Departamento de Agricultura vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está visitando propriedades rurais de pequenos produtores para vacinar, gratuitamente, animais de grande porte: bovinos contra a febre Aftosa (foto) e equinos contra a raiva. Já os produtores de médio e grande porte devem adquirir as doses da vacina contra Febre Aftosa em estabelecimentos credenciados no município. A vacinação é obrigatória e deve ser feita em animais de qualquer idade.

De acordo com o técnico agropecuário, Antônio da Silva, cerca de mil e trezentos animais devem ser vacinados até o final da campanha, no dia 30 de maio. Antônio informou que as visitas estão sendo feitas no período da manhã e que os produtores também podem agendar a vacinação através do telefone (24) 3352-6777, ramal 325, ou pessoalmente, no Departamento de Agricultura, na sede da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O produtor que não imunizar seu rebanho fica proibido de comercializar qualquer produto do animal, incluindo o leite.

Há mais de 15 anos, o Estado do Rio de Janeiro não registra a ocorrência de Febre Aftosa, graças ao alto índice de vacinação. Por isso é necessário que o produtor declare junto aos Núcleos de Defesa Agropecuária ou aos Postos Municipais, após a vacinação, todos os animais do seu rebanho, tanto os vacinados quanto os que serão dispensados da segunda etapa da campanha que será realizada em novembro e que vacinará animais com até dois anos de idade.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.