Amaep se reúne com INB para discutir ações de Comunicação e Meio Ambiente

Foi realizada na quarta-feira, dia 13, uma reunião entre a Associação de Moradores de e Amigos de Engenheiro Passos (Amaep) e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) o primeiro encontro entre a entidade comunitária e a empresa para a discussão de ações ambientais e de comunicação, na sede da Amaep, no distrito resendense.

Os moradores receberam os representantes da INB, os coordenadores de Comunicação Externa e Meio Ambiente e Proteção Radiológica, Mário Moura (à direita) e Rodney Santos, respectivamente. O encontro com os novos diretores faz parte do plano de divulgação dos programas de Comunicação Social (PCS) e de Educação Ambiental (PEA) da INB, condicionantes exigidas pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) para a concessão da Licença Unificada do complexo de fábricas da empresa (FCN).

Pela Amaep, participaram o presidente Reginaldo da Silva, o vice-presidente Alexandre Lúcio da Silva, o administrador do distrito (representante da Prefeitura de Resende), Adelino Correa, conselheiros fiscais e demais integrantes da diretoria da Amaep, além de representantes da comunidade.

O coordenador de Comunicação Externa, Mário Moura, depois de ouvir os projetos da nova diretoria da associação, enalteceu o entusiasmo dos novos diretores, destacou a parceria que a INB mantém há anos com a Amaep e se colocou como um facilitador dessa relação entre as duas instituições. Já o coordenador de Meio Ambiente e Proteção Radiológica, Rodney Santos, informou aos presentes que, por determinação do presidente da INB, Aquilino Senra, a área de meio ambiente da empresa, em parceria com a Conselho Gestor da MicroBacia Hidrográfica do Ribeirão da Água Branca (Cogem) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), pretende realizar um importante trabalho de recuperação do Ribeirão da Água Branca, próximo a comunidade.

Os coordenadores da INB se colocaram à disposição da Amaep para esclarecer as dúvidas dos moradores de Engenheiro Passos, com relação as atividades da FCN no distrito, onde é produzido o combustível nuclear para geração de energia elétrica. Além disso, todas as ações da área de meio ambiente da empresa serão levadas às comunidades vizinhas da FCN, através do Programa de Educação Ambiental.

Na ocasião, o presidente da associação fez um relato sobre os projetos da diretoria, alguns dos quais pretende contar com o apoio da INB. “Queremos que a empresa esteja a par do que temos a fazer no distrito”, disse Reginaldo.

O administrador do distrito também vê essa aproximação da empresa como um benefício para Engenheiro Passos. “Apesar de já morar aqui há anos e estar a frente da administração há sete meses nunca tive a oportunidade de conhecer de perto a FCN. Isso certamente será muito bom para todos nós”, disse Adelino. Quem também concorda é a dona de casa Alinie Montalvão, que já trabalhou na empresa, mas acompanha as dúvidas da comunidade, especialmente em relação à saúde. “Acho que tinham que vir até aqui falar sobre saúde de uma forma que todos entendessem, pois temos pessoas de todos os níveis aqui”, disse, destacando que o vínculo entre a INB e o distrito existe e é necessário trabalhá-lo da melhor forma.

AMBIENTE
O tema Meio Ambiente, conduzido por Rodney, também foi bastante discutido e gerou bastante polêmica e ideias durante a reunião. Rodney falou um pouco sobre o Plano sobre Educação Ambiental, mas deixou claro que o modelo é construtivista e conta com a colaboração de todos os envolvidos. “Isso que estamos tendo aqui já é uma discussão de educação ambiental, temos que fazer isso se tornar ações”, ressaltou o coordenador da área. Apicultura, restauração do Rio da Água Branca, coleta seletiva de lixo e recuperação de resíduos foram temas discutidos na reunião com a Amaep. Outros encontros serão agendadas para novas discussões e elaborações de projetos.

Fonte e fotos: Coordenação de Comunicação Externa (INB)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.