Acredite se Quiser

– A vereadora eleita pelo PSB, Soraia Balieiro deverá assumir a Secretaria de Ação Social de Resende a partir de janeiro, assim assume a primeira suplente Josiane Renê (PTB). Parece que o governo Rechuan nesse segundo mandato, levando vereadores para a administração, vai promover uma “guerra” pelo poder e vaga na sucessão em 2016. De certa forma, isto é bom, elimina a unanimidade.

– Mas é estranho isso da pessoa ser eleita prometendo legislar e depois ir pro Executivo né não? Isso não é como, propaganda enganosa? É só uma pergunta.

– Por falar em unanimidade… a eleição para a Mesa da Câmara ainda esta uma incógnita. De uma lado, o vereador Bira Ritton (PP) garante ja tem 11 vereadores fechados com ele, por outro, há quem diga que Rechuan deixará as cartadas para cima da hora, pois “seu presidente” seria o vereador Pedra ( PDT). Parece estranho o Rechuan preferir um outro nome que não o do seu partido, o PP. Faltam poucos dias.

– Por falar em vereador Pedra… ele ficou está bem na fita: ganhou no Tribunal Superior Eleitoral o recurso da ação de impugnação de sua candidatura. Portanto, sem ameaça de perda de mandato. A ação em que foi condenado ao pagamento de multa por improbidade adminsitrativa não vale para a perda de cargo eletivo segundo decisão  do TSE.

– Por falar em processos… uma pergunta: por que o prefeito Rechuan em algumas ações não se defende? Ele tem sido considerado revel (réu que perde o prazo para apresentação de defesa) em algumas delas, inclusive na Justiça Federal. Dizem as más língua: “tem padrinho bom na esfera federal”. Ah tá!

– Em Itatiaia, o prefeito Ypê não começa bem o ano de 2013. O MP denunciou a cúpula do poder por supostos crimes cometidos na eleição 2012. As acusações são de abuso de poder econômico e tem ainda transporte de eleitores. A ação diz que Luis Carlos Ypê teria oferecido até R$ 300 para os eleitores. Compra de voto. Coisa muito séria. Boa investigação ao Ministério Público e boa sorte aos itatiaienses.

– Governo Rechuan teimou com o projeto da resfriadeira em Visconde de Maua e agora o elefante branco que pretendia ser um centro cultural e turístico deverá passar para as mãos do Inea. Faltam recursos para manter o local. Então ta então!

– Por falar em Visconde de Mauá e adjacências, depois das lambanças do meio ambiente de Resende, parece que o Inea quer manter distancia e começou a apertar o governo Rechuan. Antes tarde do que nunca.  No caso do Sesmaria ficou claro que o órgão responsabiliza o município pela falta de estudos para a obra e agora, dizem que o muro construído corre o risco de desabar. Dinheiro do povo Sesmaria abaixo.

– Segundo os muito próximos do poder, o ator Ângelo Tramezzino é um dos nomes mais cotados pelo governo para assumir a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda a partir de 2013. Mas outros nomes ainda nao estão descartados.

– A cerimônia de diplomação em Itatiaia, realizada na noite do dia 17, foi marcada pelo atraso ocasionado pela falta de luz no plenário da Câmara. Foram aproximadamente 40 minutos. Em seguida, os ventiladores não funcionarão corretamente, nem o ar condicionado. Com tanto problema, o juiz Thiago Gondim foi obrigado a encurtar a cerimônia, tirando as palavras dos vereadores eleitos. “Não tem importância porque eles vão ter quatro anos para falarem o que quiserem”, disse o magistrado arrancando risos dos presentes. É vero!

– E durante a diplomação, o vereador Eduardo Guedes (PSDB), pela segunda eleição consecutiva o mais votado na cidade, único a superar a casa dos 1000 votos, já mandou o recado. Daqui a quatro anos ele quer estar em outra diplomação: a de prefeito. Recado dado!

– E Quatis, mais uma vez o vereador presidente da Câmara, Chicão (PSD), causa confusão. Ele propôs uma alteração no regimento interno da casa, aprovada pelos vereadores atuais, na qual o vereador mais eleito nas eleições deve ser, obrigatoriamente, o presidente da Câmara. Ele também sugeriu o término do biênio, com a Mesa Diretora sendo eleita pelos quatro anos. A mudança foi aprovada com dois votos contrários: Tadeu (PV) e Valdir Balieiro (PR). E adivinha quem foi o vereador mais votado? O próprio Chicão! Os vereadores eleitos não gostaram desta decisão e se uniram, prometendo uma ação judicial contra esta mudança. Lembrando que em Quatis, a Câmara foi praticamente renovada, com apenas duas reeleições: Chicão e Cabeludo (PPS).

– Contam os que andam pela madrugada que teve um acidente feio com funcionários graúdos da Hyundai, que só falavam em inglês e não tinham habilitação,  estavam num Azera e  bateram num muro  em Penedo, dia 16. O BEIRA-RIO tentou encontrar a ocorrência, já que, os que testemunharam afirmam que deu PM, Bombeiros e curiosos, mas sem sucesso. A redação do JBR entrou em contato com o comandante do 37º Batalhão, Rogério Figueiredo que estava de folga devido a operação realizada em Resende, mas o próprio, por telefone, informou que apurará a informação assim que voltar nesta sexta-feira, dia 21. A coluna volta ao assunto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.