Mães de diferentes gerações

Neste domingo, dia 10, é celebrado no Brasil o Dia das Mães. E para comemorar esta data, a equipe do jornal BEIRA-RIO foi para as ruas de Resende conhecer as histórias de três mães com filhos de diferentes faixas etárias. Para uma delas, o dia começou dentro da Igreja Matriz de Resende. A auxiliar de serviços gerais Sônia Maria Batista, moradora do Surubi, foi assistir à missa em homenagem às mães.

– O Dia é Mães é comemorado todo dia, não apenas no dia de hoje! – diz Sônia, criticando o valor comercial da data.

Ela é mãe de Vitor, um adolescente de 16 anos (completará 17 anos nas próximas semanas), que no entanto não a acompanhou durante a missa e resolveu passar a data longe de casa. “Ele foi pra Visconde de Mauá passear, você sabe como é cabeça de adolescente!”. Sônia aproveita também para falar como é a rotina da mãe de um jovem na idade de Vitor.

– Meu filho, apesar da idade, é um menino sossegado. Mesmo assim, ainda tenho que ficar atenta com ele porque essa juventude está sendo mais difícil de lidar com ela – preocupa-se a mãe, que trabalha fora e precisou dividir os cuidados de Vitor desde a infância do filho com a mãe, Nair, até a morte desta, há quase quatro anos.

– Se você ainda tem a sua mãe, aproveite porque é muito bom estar ao lado dela. Digo isso porque a minha morreu e quem não teria gostaria de estar com a sua mãe – aconselha Sônia.

ESTUDANTE TEM DUAS MÃES
Se hoje essa importante figura familiar faz falta à auxiliar de serviços gerais, para outra entrevistada, ela aparece em dobro. A estudante Maiara Ferreira (foto à esquerda), hoje com 21 anos, tem duas mães. Moradora de Itatiaia, ela foi adotada ainda com um mês de vida por Maria Helena da Silveira, com quem vive até hoje e a ajuda a criar o neto João Pedro, de 1 ano e 9 meses (no colo da mãe).

– Só Jesus (risos)! Dependendo da criança, ela pode ser calma ou mais bagunceira. Meu filho é uma criança mais bagunceira. Mesmo assim, é o meu presente, e o xodó da vovó – confessa Maiara, que também tem pouco tempo para cuidar do filho. “Como eu estudo de manhã e à noite, só posso cuidar dele à tarde, então minha mãe acaba ficando com ele pra eu poder sair”, diz a jovem, que estuda no Senai de Resende.

Maiara, que da infância até os 15 anos teve a curiosidade de conhecer a mãe biológica, teve essa oportunidade há dois anos. “Ela se chama Márcia Ferreira, e eu a conheci quando o João Pedro era bem pequeno ainda. Agora é ela quem está grávida e vai ter um filho lá para julho ou agosto”, diz a jovem, que costuma visitar a mãe biológica. O irmão caçula se chamará Davi. Ela aproveitou a data para passear com o filho e visitar uma tia em Resende.

A VOZ DA EXPERIÊNCIA
Para a inspetora escolar Maria Angelan Vasconcelos Gonçalves (foto ao lado), a tarefa de cuidar dos filhos já está cumprida. Mãe da tutora do Cederj Ana Paula Vasconcelos Gonçalves, de 29 anos, e do microempresário Lucas Vasconcelos Gonçalves, de 24 anos, que mora em Ouro Branco/MG, ela conta como é ser mãe de adultos.

– É maravilhoso! Uma sensação de realização com certeza, pois você se dedica anos se doando a seus filhos enquanto ainda são dependentes e aí quando chegam à fase adulta, é gratificante! – cita Maria, que ainda sonha em ser avó. “Tenho conversado sobre isso com a Ana Paula sobre isso”, brinca.

Ela aproveita para passar uma mensagem às outras mães. “Nunca desistam de seus filhos,  pois durante o percorrer de nossas vidas temos vários momentos de alegria, mas também de preocupação e problemas com eles”, aconselha a mãe, que fala da data.   “Hoje está sendo uma dia maravilhoso, ao lado de minha filha, mesmo o meu filho não podendo estar presente conosco, mas temos que ter gratidão por eles”.

Até a filha, que ainda está namorando, já tem a consciência de como é ser mãe e aproveita para comparar essa responsabilidade com a da profissão de Maria. “A professora, por exemplo, educa as crianças e jovens, mas essa educação é formal.  Já a educação da uma inspetora, tanto quanto a de uma  mãe, é informal e mais importante ainda”, destaca Ana Paula, citando o trabalho da mãe junto aos estudantes da Escola Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo (Itatiaia).

O jornal BEIRA-RIO deseja às todas as mães da região um feliz Dia das Mães!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.