CTR de Barra Mansa não sabe quando começa a receber o lixo de Resende

O Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Barra Mansa ainda não sabe quando começará a receber os resíduos sólidos de Barra Mansa. A empresa Rastec, responsável pelo CTR, venceu uma licitação para destinação final do lixo de Resende em novembro, segundo o presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura (foto), mas desde então não conseguiu mais contato com a prefeitura de Resende. Moura confirmou que não há prazo definido para a desativação do Lixão de Bulhões, já que embora a Rastec tenha vencido a licitação para a destinação final dos resíduos, a licitação para o transporte do lixo até o local ainda não foi concluída, o que demonstra total falta d planejamento e posterga uma solução para o problema, já contado pela lei.

O prazo para que os lixões em todo o país fossem desativados, de acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos era agosto de 2014. No entanto, como muitos municípios, Resende não conseguiu cumprir o prazo e anunciou que tentaria um acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Ministério Público Federal e Estadual, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que uma nova data fosse proposta. O Inea, por sua vez, enviou uma notificação à prefeitura para que o aterro de Bulhões, para onde são levados os lixos doméstico e hospitalar da cidade, fosse fechado até o dia 9 de abril.

Como não conseguiria cumprir o prazo, no dia 1º de abril a prefeitura entrou com um processo de concessão/permissão/autorização de serviços na Justiça pedindo ao Inea que não fosse obrigada a interditar o aterro imediatamente. A justificativa é o uso do aterro como depósito do material recolhido nos mutirões de combate à dengue realizados no município, em virtude da epidemia da doença na qual o município se encontra.

Fotos: Arquivo

Leia mais sobre a questão do lixo em Resende no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.