Laís Amaral

Galeano influenciou gerações com o seu ‘Veias Abertas…’, um livro fundamental
Segue o início do primeiro parágrafo de “As Veias Abertas da América Latina’, de Eduardo Galeano. Livro visceral e essencial para se entender a realidade latino-americana. Em minha opinião, deveria constar dos currículos de todas as escolas de ensino médio do Continente: “Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os. São muito mais altos os impostos que cobram os compradores do que os preços que recebem os vendedores; e no final das contas, como declarou em julho de 1968 Covey T. Oliver, coordenador da Aliança para o Progresso, “falar de preços justos, atualmente, é um conceito medieval. Estamos em plena época da livre comercialização…”. O uruguaio Eduardo Galeano morreu nessa Segunda, dia 13, aos 74 anos.

Os deputados que aprovaram o maior retrocesso nas relações de trabalho
Guarde essa lista para quando daqui a três anos eles voltarem para pedir o seu voto. Certamente você estará desempregado ou com os direitos trabalhistas devorados pela prática da Terceirização. Eles votaram a favor da Terceirização: Rodrigo Maia (DEM), Celso Jacob (PMDB), Celso Pansera (PMDB), Fernando Jordão (PMDB), Leonardo Picciani (PMDB), Marquinho Mendes (PMDB), Soraya Santos (PMDB), Washington Reis (PMDB), Julio Lopes (PP), Simão Sessim (PP), Altineu Côrtes (PR), Dr. João (PR), Francisco Floriano (PR), Paulo Feijó (PR), Hugo Leal (PROS), Alexandre Valle (PRP), Alexandre Serfiotis (PSD), Sergio Zveiter (PSD), Otavio Leite (PSDB), Luiz Carlos Ramos (PSDC), Walney Rocha (PTB), Aureo (SD), Ezequiel Teixeira (SD), Roberto Sales (PRB) e Rosângela Gomes (PRB). Semana que vem os nomes dos deputados federais do Rio que não traíram os trabalhadores.

TRIPA
* Meu amigo e parceiro de música, Guido de Castro continua mais irrequieto do que nunca. No próximo dia 21, vai rolar no seu ‘Recanto 21’, em Quatis, um grande concerto de violão solo com o músico Marcus Llerena. Llerena estará lançando seu CD Burgos de Mauá (re-edição) e CD Variações (músicas dos Séc XVI, XVII e XIX). A seção começa às 20 horas e a entrada é franca. No currículo do violonista constam importantes prêmios em concursos realizados no país, como Violões de Ouro, organizado pela Rede Globo em 1978 e o Concurso Internacional de Porto Alegre em 1981 * Cabra bom esse Flávio Dino, governador do Maranhão. Um excelente quadro do PCdoB. Lúcido, coerente e determinado * O modelo de gestão adotado pela Prefeitura de Resende no setor de medicamentos é referência no país. O município foi escolhido pelo Ministério da Saúde como exemplo a ser usado nos treinamentos de profissionais de outras cidades. De acordo com a Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica Básica, do Ministério da Saúde, o material gravado em Resende será usado no Curso de Qualificação Nacional em Assistência Farmacêutica e utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus. Beleza !! * Hoje, Sexta, tem música da boa na noite de Resende. Quem for ao Bar Atlântico vai curtir Lívia Itaboray, que foi destaque no ‘The Voice’, da Globo ano passado.

ANIVERSÁRIOS
Dia 10 mudaram de idade o José Arcibenes e o Eduardo Jairo, o Dudu. No dia 11 foi a vez da Daniela Stagi, do Hed Silva e do Vander Nascimento inaugurarem idade nova. No dia 12 o Gláucio Ramos e o Altamir Gomes ficaram mais experientes. Nessa segunda, dia 13 o Fernando Bento e o Tigu Guimarães receberam os ‘parabéns’ e no dia 14, a Olivia Schneider, o Felipe Dias e a Débora Nicomedes também contaram mais um ano de vida. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.