Laís Amaral

Seminário de Turismo (1)
Quarta-feira passada a Secretaria de Turismo do município promoveu mais um seminário. O terceiro, desde a criação da Secretaria, cujo comando foi entregue ao competente Antonio Leão. O tema do encontro deste ano foi acessibilidade e sustentabilidade. O tom do encontro já começou com um gesto bem legal de inclusão. Desfeita a mesa composta pelo próprio Leão, mais o prefeito Rechuan, a deputada Ana Paula e alguns vereadores o encontro foi iniciado com um gesto simbólico e generoso de inclusão. O jovem cadeirante, Kleber Lúcio, aluno da Pestalozzi emocionou o público cantando no palco do teatrinho do Espaço ‘Z’. O destaque do Seminário foi a participação do empresário José Fernandes falando do sucesso do seu Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, com o turismo de inclusão. O hotel localizado, parte na cidade de Socorro (SP) e parte em Bueno Brandão (MG) mantém dez modalidades de turismo de aventura, adaptadas para pessoas com deficiência. Um nicho de mercado bastante significativo que garante 15% do total dos hóspedes no mês. E colaborando para uma ocupação crescente a cada ano, ficando hoje em torno dos 85% dos leitos. Cada hóspede com deficiência leva junto com ele mais quatro pessoas. Resende que já tem um belo programa de inclusão, o ‘Gente Eficiente’ vê descortinar-se mais uma possibilidade de inclusão, simultaneamente com a ampliação da ocupação de leitos de seus hotéis. Agora é com os empresários do setor.

Seminário de Turismo (2)
O Turismo é uma das principais atividades econômicas em todo o mundo. Uma joia do setor terciário que emprega gente de qualquer idade, alimenta uma imensa cadeia produtiva e não corre risco de quebrar. Basta ser bem cuidado, claro. A criação da Secretaria de Turismo foi uma das boas tacadas de Rechuan. E colocar o Antonio Leão no comando foi o complemento da tacada. Leão é do ramo e sabe que Resende precisa de uma marca para alavancar seu turismo e esta marca está sendo delineada. ‘Turismo de Aventura’: paraquedismo, asa delta, montain bike, raftin, balonismo e por aí vai. Em minha opinião a marca ‘Aventura’ tem tudo a ver, e concordo com sua consolidação, mas acredito que Resende tem outra perna para essa atividade, é o Turismo Rural. O município tem áreas rurais nos seus quatro cantos. O consumidor das cidades procuram coisas simples, o que o Turismo Rural oferece com abundancia e com muita naturalidade. Com tanta naturalidade que as pessoas até duvidam que possa ser negócio. Já falei desse assunto aqui em outras oportunidades e ainda voltarei a falar. Resende não pode ser refém de uma marca tipo ‘Cidade Industrial’. A indústria automotiva precisa de uma economia tinindo para ter uma performance sempre satisfatória. O Turismo, não.

TRIPA
* Amanhã, dia 28, das 8h às 11,30h, acontece no auditório da Associação Educacional Dom Bosco – AEDB, um evento alusivo ao 2 de abril, ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’. A promoção é do Movimento Orgulho Autista Brasil – MOAB, através de sua coordenadoria no Estado do Rio de Janeiro. O autismo é um distúrbio neurológico que se manifesta em 1 em cada 1.000 pessoas em todo o mundo, ocorrendo 4 vezes mais em meninos do que em meninas. Serão realizadas duas palestras, sobre os seguintes temas: “Autismo e Inclusão”, a cargo da pedagoga Cláudia Moraes e “Terapia Ocupacional e Integração Sensorial no Autismo”, ministrada pela terapeuta ocupacional Daniela Oliveira. O evento é aberto a todos os interessados * Ive Seixas, nossa ‘Andorinha Só’, continua a bater asas pelo país. Passando Porto Alegre gravou um single com Alexandre Kumpinski. “Praia no Inverno” estará no ar no dia 31 de março. Show de bola a menina * O Centro Cultural Visconde de Mauá aprontou mais uma essa semana. Ontem pintou por lá uma oficina musical com a educadora musical e instrumentista paulista, Lucia Mugia. Abração à Márcia Patrocínio, diretora do CCVM * O Conselho Municipal de Planejamento Estratégico e Assessoramento, ‘Instituto José Pessoal’ reuniu-se nessa quarta-feira no Sindicato Rural * O sucesso do 3º Seminário de Turismo de Resende é resultado de uma equipe azeitada, apaixonada pelo que faz e muito bem liderada. Parabéns !!

ANIVERSÁRIOS
Dia 19 mudou de idade a Graziela Vellasco. No dia 20, um timaço, inaugurou idade nova, olha só: Diogo Senna, Agnaldo Fumo, Danilo Fonseca, Bianca Gama Pena, Vinícius Oliveira e Paulo Fontanezzi. No dia 23 receberam os ‘parabéns’ a Roberta Oliveira, a Sirleia Siqueira, o Erick Nicolai e o Adalberto da Silva. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma boa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.