Acredite se Quiser

– Na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Itatiaia, no dia 24, os juízes responsáveis pela comarca de Resende, Hindenburg Brasil Cabral Pinto da Silva e Marvin Ramos Rodrigues Moreira, e o promotor Itatiaia Diego Abreu esclareceram que não há interesse em extinguir a comarca de Itatiaia e fundi-la à de Resende. Esta era uma preocupação dos moradores, que já sofrem com o excesso de processos em sua comarca. Ao invés disso, o presidente da OAB, Samuel Carreiro, os vereadores e juízes se comprometeram a criar um grupo de trabalho para tentar resolver alguns dos processos da comarca. A juíza de Itatiaia, Marcele Moura França Pamponet, e o defensor Fernando Hadime Naruse não apareceram na audiência. E o BEIRA-RIO, em contato, obteve a informação da secretaria da juíza de que ela não iria porque estava em audiência.

– Pulando de cidade, em Resende a Câmara Municipal está passando por várias mudanças neste ano. Depois de Kiko Besouchet (PP) deixar a secretaria de Trabalho e Renda e pedir sua cadeira de volta na Casa, fazendo Pedro Paulo Florenzano (PP) se despedir, no dia 19 quem voltou foi Valdir Macarrão (PDT). Ele foi exonerado da Secretaria de Serviços Públicos e seu suplente, Carlos Santa Rita (PSDB), teve que se despedir. No dia 24, nova mudança: Bira Ritton (PP) assumiu a secretaria de Macarrão e deixou a Casa, trazendo de volta Pedro Paulo Florenzano. Quanta confusão!

– Também no dia 24, o Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Resende enviou ofício à Câmara pedindo a retirada do projeto do Estatuto do Servidor, que entraria na Casa para ser votado. É que depois de dois anos de elaboração, o projeto enviado pelo prefeito aos vereadores está diferente do que foi elaborado pela comissão criada para redigir o novo estatuto. Segundo o sindicato, o prefeito fechou um documento, apresentou aos vereadores na festa de maio de 2014, pegou de volta, alterou e devolveu para a votação. As discussões são a respeito de licença prêmio, incorporação de Função Gratificada e adicionais de gratificação pela realização de cursos.

– Aliás, falando em Funções Gratificadas – um benefício dos servidores concursados – a prefeitura decidiu cortá-las para economizar nos gastos. Os Cargos Comissionados, aparentemente, serão mantidos. No entanto, segundo dados da própria prefeitura, são gastos R$ 2,2 milhões do Orçamento com o pagamento de Cargos Comissionados, ou 12% da folha de pagamentos. Já as Funções Gratificadas custam R$ 355 mil, ou 2,5%. Se o objetivo é economizar, não seria mais inteligente cortar o que custa mais?

– Problemas, inclusive, não faltam para a prefeitura de Resende. Nesta semana, parte do forro de gesso da recepção do Hospital de Emergência caiu, durante a chuva do dia 23. Foram usadas toras de madeira para escorar a parte do teto que ainda não havia caído e funcionários da Cruz Vermelha que estão ajudando no combate à dengue estavam trabalhando embaixo da “gambiarra”. Após uma solicitação do Conselho Municipal de Saúde eles foram remanejados para outro lado da sala, mas as toras continuaram no local, ao menos até o final da manhã do dia 25. O Conselho também comunicou a Defesa Civil sobre o caso. Em nota, a prefeitura de Resende declarou, no final da tarde, que “A direção do Hospital de Emergência informa que o forro de gesso está escorado e não oferece risco. A empresa responsável pela obra, Real Itatiaia, já iniciou hoje (dia 25) os serviços de reparação”.

– Reviravolta. O PSB de Resende continua sofrendo mudanças por ter tomado partido nas brigas do diretório estadual. Nos dias 15 e 16, os integrantes do partido Eduardo Chamarelli e Marco Antônio Corrêa, teriam participado da movimentação em Brasília que pedia que Gláuber Braga fosse mantido como presidente do PSB fluminense. Não deu certo, o senador Romário voltou a presidir o PSB do Rio de Janeiro e com isso o então presidente do PSB de Resende Felipe Rivello, que é vereador de Pinheiral, saiu da Executiva provisória. O presidente anterior, Paulo César de Oliveira, o PC, voltou como presidente provisório, mas já avisou que marcará eleições para oficializar seu retorno.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.