Sistema Firjan promove discussão sobre água e reflorestamento

Empresários, profissionais de meio ambiente, representantes dos setores público e privado, vão se reunir para discutir soluções quanto a preservação e recuperação de florestas, rios e bacias hidrográficas do Sul Fluminense. O II Encontro da Indústria, que acontecerá dia 25 de março, às 10h, no Sesi Barra Mansa, com o tema Água e Reflorestamento, vai contar com a presença do presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (foto), do presidente da Firjan/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, e do prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins.

Uma pesquisa realizada pela Firjan com 487 empresas revela que 30,6% delas enfrentam problemas por conta do baixo nível nos reservatórios de água. Nos últimos dois anos, 56,7% das empresas do estado vêm fazendo sua parte ao adotarem medidas para reduzir o consumo de água. Após a implementação dessas medidas, o resultado alcançado foi uma redução média de 25,6% no uso da água.

O Sistema Firjan tem representado e apoiado as indústrias fluminenses na busca de soluções que minimizem os impactos dessas na disponibilidade de água e em suas atividades. Em fevereiro, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, enviou uma carta ao governador Luiz Fernando Pezão, onde destacou a importância de investimentos em saneamento.

Antes da abertura do evento, às 9h, será realizado um plantio de mudas com alunos do Sesi, às margens do Rio Paraíba do Sul, na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, Centro, Barra Mansa, próximo ao Fórum. No encontro, quatro indústrias da região serão homenageadas por desenvolverem ações de sustentabilidade: CSN e Saint-Gobain Canalização, pelo reúso de água; INB e QuimVale Florestal, por reflorestamento. Às 11h, Pedro Scazufca, mestre em economia e palestrante nas áreas de regulação e saneamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai falar sobre as possiblidades de uso eficiente da água, como reúso e redução de perdas.

Confira a programação completa:

9h | Plantio de mudas
Com alunos do Sesi às margens do Rio Paraíba do Sul, na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, Centro, Barra Mansa, próximo ao Fórum

10h | Abertura do ‘II Encontro da Indústria do Sul Fluminense’
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira | Presidente do Sistema Firjan
Edvaldo de Carvalho | Presidente da Representação Regional Firjan/CIRJ Sul Fluminense

10h20 | Apresentação
Jorge Vicente Peron | Especialista em meio ambiente do Sistema Firjan

11h | Palestra
‘A crise hídrica e as possibilidades de uso eficiente da água: reuso e redução de perdas’, com mestre em economia e palestrante nas áreas de regulação e saneamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro Scazufca

12h | Encerramento
Jonas Marins Aguiar | Prefeito de Barra Mansa

O Sesi Barra Mansa fica na Avenida Dario Aragão, 2 – Centro.

Foto: Divulgação

Fonte: Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.