Árvore tem a raiz cimentada no Campos Elíseos em Resende

Uma árvore teve a raiz cimentada no bairro Campos Elíseos, em Resende, nos últimos dias. A árvore estava plantada em uma calçada próximo a um ponto de ônibus e as raízes cresceram, quebrando parte da calçada. Ao invés de a árvore ser tratada e calçada refeita, contudo, a base  da árvore foi coberta com uma camada de cimento e água, chamando a atenção das pessoas que passavam por ali.

– Tem que olhar o lado do Meio Ambiente, isso é uma medida de gente que não tem conhecimento, se tivessem uma base boa não fariam isso. É a mesma coisa invadir a casa de alguém. Tampou o buraco, mas e a árvore? O mais fácil seria replantar a árvore em outro lugar, que ajudaria a população e a natureza, mas cimentando impede a chegada de água para a árvore e ela pode até morrer e cair na pista, em cima de um carro… Mesmo fechando, a raiz vai procurar oxigênio e vai subir e quebrar a calçada de novo – avaliou Paulo Henrique Gama Fuly.

O perigo de não tratar a árvore também foi mencionado por algumas pessoas.

– Tem uns dias que fizeram isso aí. Em São Paulo as raízes estão podres, porque tem muita formiga comendo o tronco, cupim. Tinha que tratar da raiz, lógico. Em São Paulo não trataram, a árvore caiu e até morreu gente, uma loucura. Não adianta botar cimento por fora e por dentro não tratar – comentou Lurdes Soares de Alcântara.

Déia Maria Odorize também acredita que a raiz da planta já esteja prejudicada.

– Deve estar cheio de formiga como a calçada está cheia de buracos, no outro dia quase caí lá do outro lado da calçada. E esse pedaço mais alto a gente tropeça – disse.

A Prefeitura de Resende não confirmou se foi a responsável pela colocação do cimento, lembrando que as calçadas são de responsabilidade dos proprietários. Ainda assim, a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) se comprometeu a verificar o que foi feito e os danos causados ao Meio Ambiente.

“A Prefeitura de Resende esclarece que a recuperação, construção e manutenção de calçadas é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, de acordo com a Lei Municipal nº 2.819/2002, seguindo as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Lei Municipal nº 1.810/1993. Uma equipe da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) vistoriará o local para conferir se o trabalho realizado vem causando dano à árvore no local”, resumiu a nota.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.