Foliões começam a chegar para bloco Banho é Luxo

Os primeiros foliões já começaram a chegar à Praça Oliveira Botelho, em Resende, para a concentração do bloco Banho é Luxo. Diferente de outros blocos, este não realiza desfiles, mas fica a tarde toda na Praça e normalmente chega até o período da noite, algumas vezes até 22h.

O Banho é Luxo nasceu em 2009, no bairro Alto dos Passos, com os  amigos Francisco Carlos de Cássio da Silva, o Bira, e José Carlos da Silva, o Baiano. Os jovens do local brincavam que os dois não gostavam de tomar banho e eles respondiam “Banho é luxo”. Quando resolveram montar um bloco, outro colega, Maurico, levou um chuveiro para o local e Baiano distribuiu sabonetes.

No ano seguinte, Baiano morreu e Bira se mudou para a Praça Oliveira Botelho, fazendo questão de manter o bloco. Os moradores do local passaram a ajudar e, mais tarde, eles conseguiram apoio até da prefeitura de Resende.

– Os enfeites, a gente que faz. Junta o pessoal da praça e todo mundo faz as coisas. O som a prefeitura cede de uns três anos para cá, o som e os banheiros químicos, e o resto o pessoal da praça que faz – explicou Bira.

Jorge Luis dos Santos é o presidente do bloco desde 2010 e acredita que o diferencial da folia é o prazer com que todos ajudam a organizar a brincadeira.

– Somos um bloco que não visa verba de prefeitura, fazemos um esforço unicamente para a diversão. E a gente também não desfila, fica, só aqui. É uma coisa que a gente faz por amor, com prazer de fazer melhor, bem organizado – enumerou Santos.

Ele lembrou que anualmente um morador da praça é homenageado durante a feste e que em 2015 a escolhida foi a editora-chefe do jornal BEIRA-RIO, Ana Lúcia Correa de Souza.

– Todo ano a gente homenageia alguém e escolhe pelo tempo das pessoas aqui, são aquelas que estão há muito tempo no bairro – explicou o presidente do bloco.

Embora os sabonetes não sejam mais entregues, outra festa da folia é o chuveiro, que fica pendurado em um mastro para que os foliões possam ter o “luxo” de tomar um banho. Essa tradição teve que ser mudada neste ano.

– O chuveiro vai ter sim, só que ao invés de ficar aberto direto, só será aberto na hora do uso. Quem quiser vai lá, abre, toma o banho e fecha – esclareceram Bira e José Correia, que também apoiou o início do bloco.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.