“Açougue vegetariano” atrai maioria não-vegana

Não há sangue no açougue administrado pelo chef Maarten Kleizen na cidade de Haia, na Holanda. Cercado por dezenas de afiados facões, ele passa o dia com o uniforme de trabalho quase totalmente imaculado: as manchas vermelhas que aparecem aqui e ali não são de um pedaço cortado de alcatra, mas de beterraba.

No sentido estrito da palavra, o açougue de Kleizen nem poderia ser chamado de açougue, visto que, no local, carne é um elemento inexistente. “Nosso nome [De Vegetarische Slager, em holandês, ou Açougue Vegetariano] é algo apenas para chocar”, diz ele. “Mas há um fundo de verdade aí, pois usamos ingredientes vegetarianos para reproduzir o sabor, a textura e o formato de receitas carnívoras”.

A loja gerenciada por Kleizen é a matriz de uma rede de “açougues vegetarianos” que hoje vende seus produtos em toda a Holanda e boa parte da Europa. Ela foi criada em 2010 pelo fazendeiro holandês Jaap Korteweg, que queria dar aos carnívoros opções saudáveis de alimentação, mas sem abrir mão do sabor proporcionado por um belo filé ou por um prato à base de frango ou peixe.

A ideia de açougues que vendem produtos vegetarianos imitando linguiças ou bifes não é nova – mas uma dupla de irmãos em Minneapolis ampliou o conceito. Com a ajuda de apoiadores na internet, a Herbivorous Butcher (foto) se anuncia como o primeiro açougue 100% vegano no mundo. A marca criada pelos irmãos Aubry e Kale Walch começou como uma barraca de feira vendendo produtos como salsichas, chouriço, bifes e até mortadela.

Leia a matéria na íntegra nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.