Geração dos jovens “nenéns”

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos não estuda nem trabalha, formando a chamada “geração nem-nem”. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2012. Até chegar a esse ponto, muitos adolescentes dão sinais de desmotivação, que, muitas vezes, passam despercebidos para os adultos ao redor.

São 9,6 milhões de “nem-nem” ou “nenéns”, como brinca a psicóloga Susana Orio, orientadora educacional do Colégio Madre Alix, de São Paulo, que avalia esse comportamento como prejudicial não só para os jovens. “Essa parcela da população é responsável pela diminuição de mão de obra e do nível de escolaridade no país, por isso escola, pais e Estado precisam trabalhar juntos. A sociedade não acolhe o jovem e não dá estímulo para que ele procure emprego e alcance uma vida melhor, uma vez que as exigências do mercado de trabalho são enormes. Já a escola não favorece o surgimento do desejo de saber e não tem o cuidado de ouvir e motivar os alunos”, afirma Susana.

O tema é tão atual que em duas novelas, “Geração Brasil” (exibida até o mês de novembro) e “Império”, há personagens representantes da categoria. Na novela das 19h, Lara (Elisa Pinheiro) é mãe de uma criança e depende da família para se sustentar. Por causa de sua condição, ela até se inscreve para participar de um reality show voltado para ajudar integrantes da “geração nem-nem”.

Foto: Getty Images

Conheça melhor a Geração Nem-Nem no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.