Pezão inaugura novos polos do CVT e Cederj em Resende

O governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (PP) inaugurou na manhã deste sábado, dia 20, os novos polos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e do Centro de Ciências e Educação Superior à Distância (Cederj) no bairro Alvorada, em Resende. As duas unidades funcionarão em terreno pertencente ao Governo do Estado e onde já está a Faetec (Ciep 342 – Ivany de Oliveira Chaves).

A cerimônia de descerramento da placa começou pouco após às 11h com uma visita pelas instalações do novo CVT (foto fachada). Pezão estava acompanhado do prefeito José Rechuan Junior (PP), secretários estaduais e municipais e vereadores. Em seguida, se dirigiu ao novo polo do Cederj (foto laboratório) e após conhecê-lo deu início aos pronunciamentos.

— Este local é uma preciosidade, um projeto com toda condição de frutificar para o resto do estado do Rio de Janeiro. Uma pessoa pode chegar para fazer o Ensino Fundamental, fazer um curso de formação inicial no CVT e o Ensino Médio pela rede Ceja. Depois, ao término do médio, pode fazer um técnico no Cetep/Faetec ou uma graduação no Cederj. Se quiser pode fazer até uma pós graduação no Cederj – avaliou o presidente da Fundação Ceciej, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Já Pezão, em sua fala, defendeu o Ensino Integral e anunciou que seu objetivo é construir 100 escolas em condições de oferecer o Ensino Integral até o fim de seu mandato.

— Se tiver Educação e Cultura melhora de 60% a 70%. Quando eu e Sérgio Cabral entramos nas comunidades em 2007 a gente só via Ciep abandonado. Se tivéssemos acreditado no projeto do Brizola e do Darci Ribeiro, hoje não estaríamos prendendo tanto bandido. Mas a conversa fiada, a demagogia quanto a segurança e Educação fizeram o mal que está lá. Vamos construir 100 escolas de Ensino Médio integral, não tem outro caminho – afirmou o governador.

Durante o evento, Pezão anunciou também alguns dos nomes que comporão seu secretariado nos próximos anos e chamou a primeira dama de Resende, Ana Paula Rechuan, de deputada, já que afirmou que com a equipe que escolheu ela terá direito a uma vaga na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), como suplente pelo PMDB. Ele acrescentou que faria o anúncio oficial na segunda-feira, dia 22, mas a primeira dama, que estava na cerimônia, preferiu não comentar o assunto.

Participaram da inauguração os secretários municipais de Fazenda, Renato Viegas; de Comércio, Reinaldo Raeli; de Governo, Marcial Corrêa; de Educação, Mário Rodrigues; de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira; de Saúde, Daniel Brito; o presidente da Sanear, José Renato Bruno de Carvalho; e o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura. Também estiveram no evento os vereadores Roque Cerqueira (PDT), Tiago Forastieri (PSC), Bira Ritton (PP), Soraia Balieiro (PSB), José Olímpio (PCdoB), Carlos Santa Rita (PSDB), Carlos Augusto de Lima Barra Mansa (Solidariedade), Joaquim Romério (PMDB) e Célio Caloca (PMDB).

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB); o vereador de Barra Mansa, Vicentinho (PSB); o deputado estadual Gustavo Tutuca (PP); e o vice prefeito de Resende Noel de Oliveira (PDT).

Investimento

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Ciência e  Tecnologia, o investimento no CVT foi de R$ 3,9 milhões. Na unidade de 1.275,86 m², os estudantes poderão escolher entre os cursos de Operador de Computador Ambiente Windows; Montador e Reparador de Computadores; Instalador e Reparador de Redes de Computadores; Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador no Processo Mig/Mag; Soldador no Processo Tig em Aço; Soldador Oxiacetilênico; Assistente de Operação de Logística; Almoxarife; Aplicador de Revestimentos Cerâmicos; Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Encanador Instalador Predial; Inglês e Espanhol. As formações variam de 12 a 20 semanas. Haverá ainda os cursos Técnicos em Administração e Logística, destinado a quem já possui o Ensino Médio. Por ano, a unidade capacitará até 1.700 novos profissionais.

 Já o Cederj oferece  oito cursos de graduação nas áreas de Administração e Turismo (UFRRJ); História (UNIRIO); Matemática e Tecnologia em Segurança Pública (UFF); Ciências Biológicas e Pedagogia (UERJ) e Engenharia da Produção (CEFET). São quase 2mil m², com oito laboratórios para aulas práticas, 20 salas de aula, uma biblioteca ampla, uma excelente quadra e uma espaçosa área para convivência acadêmica. No novo complexo educacional funcionará, ainda, o Pré-Vestibular Social e Municipal, que atenderá em torno de 400 alunos da região, e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), com capacidade para formar 1.100 estudantes.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Resende explicou que o local onde atualmente funcionava o CVT era do Governo do Estado e agora será devolvido. Já o prédio do Cederj é alugado pela prefeitura. Segundo informações não confirmadas pela assessoria, ele pode abrigar a secretaria Municipal de Educação, já que o prédio onde ela funciona atualmente tem um aluguel bem mais caro.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.