Santa Casa de Barra Mansa começa Programa de Humanização

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa lançou na tarde desta quinta-feira, dia 18, o Programa de Humanização da entidade. O objetivo é realizar ações para melhorar o atendimento ao paciente, baseado no que rege o Programa Nacional de Humanização e Assistência Hospitalar (PNHAH). Para tanto, a entidade elaborou um documento que foi apresentado aos gestores de cada área da entidade filantrópica e representantes de grupos de apoio à Santa Casa.

O hospital também ganhou um novo setor, o de Assistência Social.

– Já era uma setor que funcionava de forma mais informal e agora ganha mais peso dentro do nosso quadro de serviços – explicou o diretor administrativo da Santa Casa de Barra Mansa, Altair Carvalho. O provedor da entidade, Rafael Teixeira, falou sobre a importância do programa.

– É uma boa iniciativa para a Santa Casa, pois vem para agregar às mudanças que já começamos a desenvolver na instituição – acrescentou.

O grupo Doutores da Esperança, que trabalha com os internos de forma lúdica e divertida, participou do lançamento do programa e fez uma apresentação aos gestores da entidade.

– É o primeiro passo de uma importante e gostosa caminhada –  comentou uma das responsáveis pelo grupo, Sandra Soares Sena. Quem também participou do encontro foi a presidentes do Grupo de Amor – Voluntários da Santa Casa, Joceli de Castro Silva, que, mais uma vez, valorizou a iniciativa.

– Parabenizo muito o trabalho de humanização. De nada adianta cuidar do outro se não for com o espírito de amor, caridade e de ser humano –  ressaltou.

A coordenadora do programa, a assistente social, Mírian Rocha Gomes Nascimento, disse que entre as ações que estão previstas para 2015, está a de unir os familiares aos pacientes.

– Muitos deles ficam internados bastante tempo aqui e ficam solitários, pois não vem ninguém da família visitar. Nossa intenção é buscar esse familiar, pois acreditamos que o apoio da família é imprescindível na recuperação do paciente – explicou Mírian.

Embora o calendário de atividades do programa esteja previsto para ter início em 2015, a coordenação já busca soluções estratégicas para amenizar o sofrimento dos internados. Nesta sexta-feira, dia 18, o Papai Noel foi visitar a enfermaria infantil, às 16h.

– É uma forma de todos sentirem-se acolhidos e buscar a melhora de forma mais rápida, evitando até internações repetitivas. Acredito que nessa mesma época, em 2015, estaremos com posse de dados sólidos de melhorias – adiantou a vice coordenadora do Programa de Humanização, Lediane Cristina Cardoso.

 Fonte e fotos: Comunicação Prefeitura de Barra Mansa

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.