Quase 150 crianças estavam na creche no momento do desabamento da marquise

“Só ouvimos o barulho que veio lá da creche, e minutos depois o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já estavam no local. Foi aí que o movimento aumentou e havia bastante gente, pois muitos pais apareceram para buscar as crianças que são atendidas lá”. O relato é da comerciante Magnólia Januário Menezes, que ouviu quando a marquise do Centro de Educação Infantil Maria das Dores de Almeida Duarte, no bairro Morada do Contorno, desmoronou, na manhã do dia 14. Na hora, havia quase 150 crianças entre 0 e 4 anos no local, mas nenhuma se feriu. A possibilidade de tragédia já havia sido anunciada há mais de um ano, pelo jornal BEIRA-RIO, que recebeu denúncias de irregularidades na obra desta e de várias outras unidades de ensino municipais.

As primeiras denúncias surgiram em julho de 2013, quando a arquiteta Sheila Cruz denunciou riscos de desabamento em várias escolas e creches do município de Resende. Ela havia trabalhado um ano e um mês fiscalizando obras de creches e escolas municipais como representante da prefeitura e, ao perceber que seus relatórios que apontavam erros eram ignorados pelo secretário de Obras, Rubens Almada, passou a reunir provas que demonstravam a conivência do Poder Público com as irregularidades. Segundo ela, a creche da Morada do Contorno apresenta problemas em sua estrutura e ainda pode desabar por completo.

— Quando cheguei para olhar essa obra ela estava com a alvenaria pronta, o telhado quase todo pronto e parte do acabamento estava sendo feita, mas a empreiteira, o Renato (Viegas, secretário municipal de Fazenda) e o Rubens inventaram um monte de historinhas mentirosas sobre ela. Disseram que já tinham passado quatro firmas pela obra e que uma delas, não lembro se a primeira ou segunda, tinha cometido erros na fundação. O Victor, empreiteiro da Eurosul, empresa responsável pela obra na época, falou que tinha arrumado o nível das vigas e que tinha arrumado os pilares para consertar o erro. Não existe isso. Se é problema de fundação tem que demolir e fazer tudo de novo, assim como um jogo de lego. Se começar com um encaixe errado, depois não vai parar em pé, não aceita remendo – relembrou a arquiteta.

Leia a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

One thought on “Quase 150 crianças estavam na creche no momento do desabamento da marquise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.