Evolução da gastronomia na TV

Uma senhora paciente, com fala pausada e ensinando a melhor receita para o almoço de família (foto à direita, à esquerda personagens da novela “Império” e ao centro, Carolina Ferraz e seu novo programa). Em tempos de fotos de comida no Instagram, essa imagem não poderia estar mais distante da realidade da gastronomia na televisão brasileira. Nos canais pagos e abertos, há cerca de 20 programas do tipo no ar atualmente, entre reality shows de competição e de cotidiano da cozinha, séries que mesclam comida e curiosidades, e, é claro, os programas de receitas – mas com roupagens para todos os gostos.

A variedade não deixa de ser acompanhada pela popularidade. Só nos últimos dois meses, a TV aberta ganhou dois realities culinários: O “MasterChef”, da Band, e o “Cozinha Sob Pressão”, do SBT, ambos inspirados em formatos estrangeiros apresentados pelo chef-celebridade Gordon Ramsay e elogiados pela crítica. Em julho, uma passagem do chef Bud Valastro, do programa “Cake Boss”, exibido pelo Discovery Home & Health, reuniu mil pessoas no átrio de um shopping em São Paulo e outras centenas do lado de fora dele, complicando o trânsito da região.

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