OSBM se apresenta com Ballet Kirov no Rio e em São Paulo

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa volta a acompanhar uma companhia internacional de ballet em sua turnê pelo Brasil. Após se apresentar em 2011 e 2012 com ballets internacionais, a Orquestra participa da temporada nacional do Ballet Kirov, da Rússia (foto), com apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Alfa, em São Paulo. As apresentações começaram dia 12, no Rio, e se encerram, em São Paulo, no dia 23 deste mês.

Durante a turnê, a Orquestra apresenta os balés “Corsário” e “Grande Gala”, sob regência do maestro Mikhail Agrest, titular do Ballet Kirov. A peça Corsário é um dos maiores clássicos apresentados pelo Ballet Kirov, que traz para o Brasil sua produção completa: cenários e figurinos originais e a presença de seus solistas mais conhecidos: Ulyana Lopatkina, Oxana Skorik, Vladmir Shklyarov e Daniil Korsuntsev.

“Grande Gala” reúne grandes clássicos do balé: Chopiniana, Espectro da Rosa, A Morte do Cisne e Diverstissement. Este programa encerra as turnês do Ballet Kirov nas duas cidades, dia 16, no Rio, e dia 23, em São Paulo. Nos demais dias, o Ballet e a Orquestra se apresentam com Corsário.

O Ballet Kirov foi fundado por volta de 1740, sendo a segunda escola de balé da Rússia. Após o fim do governo soviético a companhia recebeu o nome de “Ballet Mariinski”, nome do teatro onde fica sua sede, mas internacionalmente ainda é conhecida como Ballet Kirov. A companhia é uma das mais respeitadas do mundo tendo em seu repertório mais de sessenta balés, como Giselle, o próprio Corsário, que será apresentado nesta turnê, e Scheherazade.

Esta é a terceira turnê que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza acompanhando uma Ballet internacional. Em 2011, a OSBM fez seis apresentações do balé “O Lago dos Cisnes” com o próprio Ballet Kirov. Em 2012, foi a vez da Orquestra acompanhar o Ballet Scala de Milão em sua turnê pelo Brasil com o balé “Giselle”. Em 2015, a Orquestra completa dez anos e irá acompanhar o Balé Bolshoi em suas apresentações no Brasil. O valor dos ingressos para as apresentações do Ballet Kirov, com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, varia de R$50 a R$450 e podem ser adquiridos pela internet.

Serviço:

Temporada Nacional do Ballet Kirov com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Temporada no Rio de Janeiro:
Datas: de 12 a 15 de novembro – O Corsário e dia 16 de novembro – Grande Gala
Horários: de quarta a sábado às 20h30 e domingo às 16h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Temporada em São Paulo:
Datas: de 19 a 22 de novembro – O Corsário e dia 23 de novembro – Grande Gala
Horários: quarta e quinta-feira às 21h; sexta-feira às 21h30, sábado às 15h e 21h, e domingo às 17h
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Brando de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo – SP

Fotos: Fabricio Rezende e N. Razina

Fonte: Assessora de Imprensa do Projeto Música nas Escolas e da OSBM

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.