Tema da redação era maior dúvida em segundo dia do Enem em Resende

O tema escolhido para a redação do Enem era a maior dúvida entre os entrevistados antes do início das provas, em um colégio da Praça Oliveira Botelho, no Centro de Resende. Entre os estudantes entrevistados, nenhum chegou perto do tema escolhido “Publicidade Infantil em questão no Brasil”.

– Acho que vai ser sobre a Economia do Brasil – opinou Ludmayra Aliria Divino da Silva, que estava com a amiga Luana Mara Miguel, que acreditava que o tema seria Ebola.

Luana, aliás, de 31 anos, já está fazendo a prova pela terceira vez e acreditava que este domingo, dia 9, seria o dia mais difícil exatamente devido à redação.

– Faço todo ano, já tem três anos, e todo ano a prova é diferente. Quero fazer faculdade de Psicologia e costumo estudar para a prova, mas só esse ano que não deu. Mesmo assim achei tranquilo ontem. Hoje estou tensa porque acho que a redação é mais difícil – avaliou.

Letícia Neves Carvalho também buscava uma vaga na faculdade, provavelmente algo ligado a Biologia. Para ela a redação seria sobre os 50 anos do golpe militar.

– Espero que o tema da redação não seja impossível, acho que vai ser 50 anos do golpe militar. Ontem estava muito difícil, acho que eu não sabia nada, só eletroquímica. Hoje acho que vai ser mais fácil, estou com uma expectativa boa para redação. Ontem foi difícil Filosofia e fácil Química – comentou.

Se as outras meninas estão buscando uma colocação na Universidade, a prova também tem aqueles que a estão usando como um teste para quando chegar a hora de também tentar ingressar no Ensino Superior.

– Estou fazendo pela primeira vez. Ainda estou no primeiro ano, então quero ver como que é. Ontem achei mais difícil Química, História não. Dá um nervosismo, mas minha expectativa é que hoje vai ser fácil. A redação deve ser sobre a água – disse Luana Moraes, que estava com as amigas Laura e Letícia.

Prova longa

Hoje é o segundo dia de prova do exame e também o mais temido por muitos candidatos, justamente pela elaboração da redação. As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e terão cinco horas e 30 minutos de duração. Além da redação, os candidatos terão que responder a questões de linguagens e códigos e matemática.

Alguns cuidados devem ser tomados pelo estudante hoje à tarde. As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os candidatos devem expor argumentos relacionados ao tema da redação, elaborando-os de forma consistente e coerente.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias ali apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação. Tais procedimentos podem fazer com que o candidato perca pontos na avaliação de competências. Aquele que fizer qualquer brincadeira ou deboche vai tirar zero.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Inep divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência.

No segundo dia de testes de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos fazem provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Para isso, terão uma hora a mais que ontem, cinco horas e 30 minutos.

Colaboração: Agência Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.