Aberta II Semana da Diversidade LGBT de Barra Mansa

Promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT (gays, lésbicas, transexuais e travestis), garantindo inclusão social. Esse é o objetivo da II Semana da Diversidade LGBT de Barra Mansa, que foi aberta na noite desta quarta-feira, dia 05, no Palácio Barão de Guapy, no Centro. Durante a abertura, foi realizado um debate sobre os problemas enfrentados por essa população, entre eles o preconceito, e apresentado o panorama da saúde LGBT em Barra Mansa e na região.

Participaram do debate o presidente da ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), Jaime Marcelo Pereira, e a coordenadora do Programa DST Aids e Hepatites Virais da secretaria municipal de Saúde, Renata Rena.

– Nosso papel é dar visibilidade ao que está acontecendo com a gente e debater isso – destacou Jaime.

Renata apresentou os dados dos casos notificados de HIV no município de 2007 até outubro de 2014. De acordo com dados do Sinannet – sistema do Ministério da Saúde – foram notificados neste período 251 casos de pessoas residentes em Barra Mansa.

– Hoje, no entanto, tratamos na secretaria de Saúde cerca de 500 pessoas, algumas de outros municípios da região – frisou.

A coordenadora informou que no próximo domingo, dia 09, a secretaria municipal de Saúde vai realizar testes de HIV no Corredor Cultural, das 14h às 17h, através do programa Fique por Dentro. O teste é gratuito e o resultado sai na hora.

– Quem não puder fazer no domingo, pode procurar a secretaria de Saúde para realizá-lo. Além do HIV, realizamos exames de Sífilis e Hepatite – disse, explicando que a secretaria também oferece a vacina contra a Hepatite B para pessoas de 0 a 49 anos.

Durante a abertura também foram apresentados a Rainha da II Parada do Orgulho LGBT, Amanda Souza, e o Mister da Parada, Léo Guy.

– Esse tipo de evento é muito importante para abrir a mente das pessoas e conquistarmos nosso espaço – destacou Amanda, que é transexual.

A II Semana da Diversidade segue até o próximo domingo, dia 09, e vai contar com palestras, oficinas, mesas de debate, shows e a II Parada do Orgulho LGBT. O evento é organizado pela ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), Movimento BM LGBT e a Banda G, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa.

Confira a programação:

Dia 08 (sábado), no Corredor Cultural, no Centro

– A partir das 17h: shows, performances e barraca de alimentação

Dia 09 (domingo), no Centro

-15h: Concentração da II Parada do Orgulho LGBT de Barra Mansa, na Av. Domingos Mariano, em frente ao Supermarket

– 16h: Saída da II Parada do Orgulho LGBT

– 18h: Término da passeata na Praça das Bandeiras

– 18h às 21h: Encerramento do evento no Parque da Cidade

Fonte: Prefeitura de Barra Mansa

Foto: Sérgio Fortuna/Prefeitura de Barra Mansa

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.