Como é o processo de cura do machucado?

É muito comum ver pessoas com pequenos ferimentos na pele pelos mais variados motivos. A reação do corpo para a cicatrização apresenta processo semelhante na maioria dos tipos de machucados. “O processo de reestruturação da pele é o mesmo para cada região do corpo. Variações ocorrem de acordo com o local lesionado, profundidade, etnia, idade e se o indivíduo apresenta doenças clínicas”, explica a dermatologista Anelisa Baungartner Lamberti, que dá dicas para uma melhor cura. É possível dizer que a pele reage ao machucado em três fases:

Rompimento dos vasos superficiais da pele – o sangramento nada mais é do que o rompimento dos vasos do sangue. A formação de coágulos, por sua vez, leva à parada do sangramento.

Inflamação – É neste momento que os glóbulos brancos se aproximam do local ferido para o processo de limpeza biológica. Isto é, não permitem que bactérias, poeira ou farpas se fixem no machucado. Quando o corpo detecta o ferimento, há um aumento do fluxo de sangue no local para melhorar a oxigenação e levar mais células de defesa para o ferimento.

Remodelação – A pele forma novo colágeno, aproximando as bordas e fechando o ferimento. Negros e orientais, por razões ainda não inteiramente conhecidas, podem exibir manchas ou queloides.

Confira os cuidados com os ferimentos no jornal BEIRA-RIO. Nas bancas!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.