Laís Amaral

As Cinzas da Batalha (1)
Para muita gente que participou dessa eleição, a mais disputada de todos os tempos, como reverberam por aí (e certamente foi), a disputa ocorreu como um campeonato de futebol. O pessoal que não se liga em Política (com P maiúsculo) tem adormecido no inconsciente, um padrão modelo de disputa treinado pelo hábito de torcer por futebol. O cara tem o seu time é quer que ele seja campeão a qualquer custo. O time não precisa ser bom, mas tem de se campeão. E vale tudo. Gol de mão, pênalti inventado, etc. Às favas com a ética. Aí o time não é campeão e o cara quer trucidar o adversário, quer matar o juiz e até, anular o jogo. Paixão pura. Nessa eleição, tal o acirramento, a paixão também emergiu solapando a razão em muitos momentos. Por isso, horas e mesmo dias após o resultado, assistimos reações destemperadas, demonstrações de ódio e discriminação que beiram o fascismo e até propostas patéticas de um abaixo assinado propondo um descabido impedimento da Presidente eleita democraticamente nas urnas. Um ato falho de quem tem saudades da ditadura e ainda não se acostumou com a Democracia.

As Cinzas da Batalha (2)
E por falar nela, na Democracia, foi ela a vencedora desse domingo e não Dilma Roussef, como ressalta Marcelo Freixo (Psol), um dos mais votados do país. A eleição também não dividiu o país e nem Dilma foi eleita pelo Norte e Nordeste como afirmam. Lá ela obteve 45% dos votos (24,5 milhões) e no Sul e Sudeste (48%, 26 milhões de votos). Falam em ditadura pelos 16 anos de poder do PT e seus aliados e esquecem que Ditadura não se sustenta na decisão soberana do voto, ou São Paulo viveria uma ditadura do PSDB, pois está no poder há 20 anos. Realidade que também derruba o discurso oposicionista da chamada alternância do poder. A alternância tem de ser de modelo e uma Democracia madura abarca isso. Mas sem golpes, sem jogo sujo. Estamos caminhando. Nossa República foi plantada por um Golpe Militar. Vivemos muitas ditaduras. A nossa Imprensa (grande derrotada nessa eleição) tem mania de golpes. Fez contra Getúlio, contra Jango, tentou contra Lula e agora presenciamos espetáculos vergonhosos ao assumir o papel de partido político. E partido nazifascista. O que estava em jogo, amigos e adversários, eram modelos distintos de governar. A maioria escolheu o modelo que mais lhe agrada. É isso minha gente, jogo democrático, não um Fla-Flu. Agora é seguir em frente. Oposição fiscalizando e Governo governando. O país é um só.

TRIPA
* Amanhã e depois (1 e 2) das 9h às 18, a Capela do Cemitério Senhor dos Passos abrigará uma exposição sobre a trajetória dos sepultamentos em Resende. Mais uma bola dentro do Claudionor Rosa * Quem está rindo à toa é o Fabinho Bruneli, com o nascimento do filho Bernardo. Parabéns a ele e família. Vani, avó coruja está nas alturas * Um amigo que votou no Aécio, ainda inconformado, também foi contagiado pelo racismo contra os nordestinos, o que lamentavelmente ocupou muito espaço nas Redes Sociais por esses dias. Logo ele que brinca Carnaval em Salvador. “Não foi nas regiões Norte e Nordeste que Aécio perdeu. Ele perdeu em casa”, disse a ele. Perdeu nos dois turnos para Dilma e seu candidato ao governo mineiro foi derrotado pelo do PT ainda no primeiro turno. Para ele refletir enviei três links de matérias publicadas pela Velha Mídia Comercial, que deu uma de fogo amigo. Olha só: “Aécio viaja mais do DF ao Rio do que pra MG”: http://bit.ly/1vIJSSA; “Aécio constrói aeroporto em terra de parentes: http://bit.ly/1zUe0NE e finalmente, o que a Justiça não está investigando como deveria, o caso do helicóptero de amigos e aliados de Aécio, pego com 415 Kg de cocaína. Imaginem se esses políticos fossem do PT, o que a Revista Veja e a Globo não fariam: http://bit.ly/1wGIEIZ.

ANIVERSÁRIOS
Dia 27 passado, além do grande Lula, também aniversariou a grande Maria Nina. Amanhã, dia 1º de novembro aniversariam os amigos: Sebastião Gama (Tatão), Miguel França, Raquel Rezende, Ângela Monteiro, Tânia Chiarini e Renato Serra. No domingo, dia 2, a Cristina Braga e Jô Farizel mudam de idade. Dia 3 será a vez da Naiara Pacífico, da Fátima Silva, do Erlon Viana e da Rita de Cássia Morais inaugurarem idade nova. No dia 5, a Luciana Monteiro e o Luis Fernando Monteiro (não são parentes) recebem os ‘parabéns’. No dia 6, uma turma grande conta mais um ano de vida: Israel de Paula, Robson Bertoldo, Anadege Cabral, Marina Schneider, Simone Carvalho e Marcelo Ghirlinzoni. E no dia 7 sopra velinhas a minha amiga Rosane Cândido. Parabéns e todas as felicidades do mundo a todos eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.