Programa de Coleta Seletiva de Resende terá adesão de trabalhadores do aterro de Bulhões

A Prefeitura de Resende divulgou nesta semana que os trabalhadores que mantinham atividade de coleta de material no aterro de Bulhões vão integrar o Programa de Coleta Seletiva desenvolvido no município através da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O acordo foi firmado durante uma reunião na última quarta-feira, dia 22 , entre os catadores da Associação dos Garimpeiros do Aterro Sanitário de Resende (AGASAR) e representantes da AMAR, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Trabalho e Renda.

A Prefeitura de Resende está se adequando à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida através da lei nº 12.305, de 2010, que determina aos municípios extinguir os lixões a céu aberto e implantar os aterros sanitários. Por isso, foi criado um grupo de trabalho com servidores de três pastas distintas para levar aos catadores a proposta de qualificação, requalificação e orientação profissional.

Segundo a coordenadora do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da AMAR, a engenheira química Solange Pinto, a direção da AGASAR aceitou inserir os catadores ao programa de reciclagem da cidade tendo o respaldo do governo municipal, que de antemão busca conhecer o perfil de cada trabalhador. Um formulário elaborado pelo grupo de trabalho e aplicado aos trabalhadores pela AGASAR visa a auxiliar o trabalho e remanejamento empregatício e/ou qualificação e capacitação dos trabalhadores.

– A AGASAR conta com 22 catadores, que aceitaram participar da coleta seletiva que ocorre diariamente em toda a cidade. Existe a possibilidade de utilizarem um galpão na região da Morada da Colina e uma nova licitação permitirá a aquisição de mais um caminhão para coleta – frisa Solange Pinto.

Além da inserção dos trabalhadores na coleta seletiva do município, a Secretaria de Assistência Social vai inclui-los no Cadastro Único e contribuir para cursos de qualificação através do PRONATEC. A Secretaria de Trabalho e Renda também aguarda o retorno do formulário com dados do perfil dos catadores o que poderá auxiliar na criação de estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

– Através de iniciativas de economia criativa e ainda com o cadastro de emprego do SINE Resende a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará presente no desenvolvimento e adaptação dos catadores ao processo de coleta seletiva na cidade. A integração com a AMAR, Ação Social, INEA e o Movimento Nacional dos Catadores expressam nossa transparência no apoio aos catadores – argumenta, Marly Ceccoline Cortona, superintendente de Economia Criativa, da Secretaria de Trabalho e Renda.

Estavam presentes na reunião de quarta-feira, dia 22, os representantes da AGASAR Mauri da Silva Lameu (vice-presidente), Caetano Antonio de Souza, Laisa Alves do Nascimento e a advogada da entidade, Iandra Carla Silva. A reunião teve ainda a participação de representantes do INEA, Elisabete Mendes, Ricardo Conceição e Nathália Revoredo, e dos representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Rio de Janeiro, Custódio da Silva e Claudete Costa.

A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que evita a mistura de materiais reciclados ao lixo comum, como plástico, vidro, papel, metal ou alumínio. Vinculado ao Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, o projeto possibilita associar o trabalho dos catadores ao exercício de educação ambiental junto à comunidade, na busca de melhor qualidade de vida e geração de renda.

Fonte: Prefeitura de Resende

Foto: Wagner Alves/Prefeitura de Resende

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.