Bairro de Itatiaia recebe primeira etapa de projeto cultural

Neste domingo, dia 19, das 9 às 17 horas, trinta grafiteiros e artistas plásticos do sul do Rio de Janeiro e de vários estados participarão da primeira etapa do projeto “A Cor de Juliana”. A iniciativa, que visa criar uma galeria urbana na Rua Juliana Campos Neves, no bairro Vila Esperança, tem a finalidade de promover o fortalecimento da identidade cultural da comunidade.

– Este projeto representa um ganho histórico e cultural enorme para Itatiaia. Queremos com ele, democratizar a arte. Os jovens estudantes que participarão terão contato com artistas que virão de diversas partes do Brasil e que carregam uma experiência enorme para compartilhar. Acredito que “A Cor de Juliana” será um marco e deixará um legado de transformação cultural e social que a arte pode causar, como aconteceu com o bairro Wynwood, em Miami”, relatou o idealizador do projeto, Rafael Fioratto.

Com o tema “Ontem passou o trem, hoje passamos nós”, as famílias da Rua Juliana Campos Neves participarão do projeto disponibilizando a fachada e muros de suas casas para receber a intervenção artística. De acordo com a equipe organizadora do projeto, o trabalho de mobilização das famílias contou com o auxilio dos estudantes e profissionais da Escola Municipal Padre José Wyrwinski, localizada no bairro. A ideia é realizar um trabalho cultural envolvendo alunos, professores e comunidade.

O projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e foi aprovado pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo Federal. Para que os projetos culturais possam ser colocados em práticas, o Mais Cultura disponibiliza valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para serem investidos na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas da escola, sejam elas dentro ou fora de sala de aula.

CONHEÇA WYNWOOD
O bairro de Miami é uma verdadeira galeria a céu aberto destinada a arte de rua, mais especificamente ao grafite e a intervenções urbanas. O bairro fica ao norte da centro de Miami, ficou conhecido como “El barrio” por ter muitos latinos que imigraram na década de 50, principalmente com origem de Porto Rico, que deram uma identidade ao comércio e a vizinhança local. Depois de um longo período de abandono, no início dos anos 2000 o bairro começou a receber investimento e a se revitalizar, atraindo artistas, restaurantes, lojas e cafés para a região. Wynwood é famoso pelas inúmeras galerias de arte, lojas moderninhas e muros grafitados por artistas renomados.

Fonte, foto e arte de anúncio: Assessoria de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.