Vigilância Ambiental de Itatiaia alerta a população sobre os perigos da febre maculosa

O aparecimento dos primeiros casos de febre maculosa esse ano na região levou o Serviço de Vigilância Ambiental a fazer um alerta aos moradores de Itatiaia sobre os cuidados que se deve ter para evitar a doença transmitida pelo carrapato estrela infectado.

Conforme explica o diretor do departamento, o veterinário Ricardo Grijó, a doença ataca homens e animais, entre eles, o cão e a melhor forma de se prevenir é evitar locais infestados por carrapatos, como pastos e caminhos de animais.

– Caso a pessoa tenha necessidade de entrar nessas áreas, ela deve usar calças compridas com as bocas presas em botas de cano alto ou fechadas nas canelas com fita. As roupas devem ser de cores claras para facilitar a visualização dos carrapatos – orienta Grijó, salientando que, uma vez contraída a febre maculosa, o tratamento deve ser rápido e adequado para eliminar de vez a doença.

O diretor alerta também sobre a necessidade de a pessoa se vistoriar a cada duas horas após o retorno de áreas infestadas por carrapatos. Segundo ele, para ocorrer a infecção no homem é necessário que o carrapato fique aderido a pele da pessoa de quatro a seis horas.

– Por isso é importante retirar o carrapato nas três primeiras horas da picada – ensina Grijó, ressaltando que a pessoa deve dar atenção especial aos “micuins”, por serem muito pequenos e, com isso, passarem despercebidos.

– A contaminação pode ocorrer também através da picada de pulga e por lesões na pele, pelo esmagamento do carrapato – afirma.

Ele lembra que um dos problemas mais graves no diagnóstico da febre maculosa está na semelhança dos sintomas iniciais, como a febre e a dor de cabeça, comuns em doenças como a gripe. Isso faz com que as pessoas não procurem o tratamento adequado no início do processo e a doença evolua para um quadro mais grave que, se não diagnosticado e tratado a tempo, evoluem para o óbito.

Os primeiros sintomas da doença – dores pelo corpo, principalmente nas costas e nas pernas, dor de cabeça, febre alta e calafrios e pontinhos avermelhados na pele que coçam – aparecem no período entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Neste caso, o melhor a fazer é procurar a unidade de saúde mais próxima e informar ao médico que foi picado por um carrapato.

– Não há tratamento caseiro contra a febre maculosa. Se você acha que o seu cão, cavalo ou outro animal está doente, procure o Serviço de Vigilância Ambiental – conclui Ricardo Grijó.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia


Você pode gostar

One thought on “Vigilância Ambiental de Itatiaia alerta a população sobre os perigos da febre maculosa

  1. O aumento do número de capivaras, mergulhões, frangos d’água, etc. nas margens do Paraíba, além de ser um gratificante espetáculo da natureza, atesta alguma diminuição nos índices de poluição que há muito infelicitam o histórico e querido rio. Quanto às benvindas capivaras, lamentavelmente elas são alvo preferencial dos carrapatos que transmitem várias doenças.Não desejamos soluções aventadas por cidades onde os animais se reproduziram em demasia, como o abate, para conter a ameaça representada pela letal febre maculosa(quando não tratada a tempo). Queremos, isto sim, que em Resende, o órgão ambiental se manifeste, como em boa hora fez o de Itatiaia, redobrando atenção e veiculando campanhas de orientação à população

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.