Vale Tudo na busca pelo voto

Neste sábado, dia 4, candidatos de Resende aproveitaram o dia para conquistar  alguns votos para o domingo, dia 5. O Calçadão de Campos Elíseos foi o palco para o corpo a corpo. Alguns candidatos a Deputado Estadual, como Gláucio Julianelli (Psol), Ana Paula Rechuan (PMDB) e Rogério Coutinho (PT), e a Deputado Federal, como Hevelyne Siqueira (PSB) e Silvio de Carvalho (PR) estiveram mais próximos do seu eleitorado. Enquanto a candidata do PSB estava em companhia de seus cabos eleitorais e com sua barraquinha distribuindo santinhos e falando de suas propostas, Julianelli estava reunido com familiares e amigos, e além da propaganda, tiravam fotos com os eleitores (foto).

Outros decidiram fazer carreatas. Foi o caso de Silvio de Carvalho, que do alto de um caminhão acenava para o público e falava das realizações de seu governo por Resende, e também de Ana Paula, que esteve no começo da tarde no Calçadão, e de Rogério Coutinho, que promoveu uma carreata por volta das 14 horas. Mas o prazo para que os candidatos façam suas propagandas vai até às 22 horas deste sábado, segundo a Justiça Eleitoral. Quanto ao esquema de segurança, a Polícia Militar estará trabalhando em conjunto com as duas zonas eleitorais de Resende.

– Os policiais estarão fazendo a segurança das seções eleitorais, para que seja resguardada a mídia e a integridade física das urnas. Serão ao todo 40 PMs, um por cada local de votação. Além disso, também teremos outros agentes trabalhando nas ruas para coibir quaisquer irregularidades encontradas, inclusive estamos aceitando denúncias de boca-de-urna – explica a responsável pela 198ª Zona Eleitoral, Consuelo Toledo da Silva.

Em relação à sujeira encontrada no chão toda vez que acaba o prazo das propagandas, Consuelo acrescenta que a fiscalização será feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Como não temos um contingente suficiente para fiscalizar, contamos com a colaboração dos policiais rodoviários. Caso seja encontrado alguém em flagrante sujando as ruas, este será detido”.

A zona eleitoral também está preparada para o caso de imprevistos que podem acontecer com a urna. “A gente dispõe de técnicos treinados especialmente para solucionar os problemas que vierem a acontecer com as urnas eletrônicas, também temos 10 desses aparelhos para o caso de ter que substituir as máquinas que tiveram defeito. E em último caso temos urnas lacradas com os votos manuais”, acrescenta Consuelo.

A responsável pela 198ª ZE ainda dá algumas dicas para os eleitores no dia da votação. “Pedimos aos eleitores que façam a sua cola eleitoral, colocando os números dos candidatos nos quais votarão. Assim fica mais fácil e rápido para votar. Se quiser vir com um botom ou camisa de propaganda de algum candidato, sem nenhum problema, desde que seja individual e silenciosa. Caso contrário, será considerado boca-de-urna e poderá ser detido”, alerta.

As seções eleitorais estarão abertas para votação das 8 às 17 horas, e os eleitores deverão levar o título de eleitor e um documento com foto, além da cola com os números  dos candidatos. Em caso de dúvidas, os telefones das Zonas Eleitorais são (24) 3354-5780 (31ª ZE) ou (24) 3355-2421 (198ª ZE), onde os eleitores também poderão denunciar algum crime eleitoral durante o dia.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.