Solenidade da Câmara de Resende mostra alinhamento da Casa com a prefeitura

A sessão solene em comemoração ao aniversário de 213 do Município de Resende, realizada na noite desta segunda-feira, dia 22, no Teatro Monumental da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), mostrou que a Casa está bastante alinhada com os trabalhos feitos pelo Executivo Municipal. Isso porque, entre os 26 homenageados da noite, havia, além de alguns secretários, pessoas ligadas a projetos e interesses da prefeitura.

As primeiras homenagens foram os títulos de cidadão resendense. Cada um dos 17 vereadores pôde sugerir um nome, que foi submetido ao plenário e votado entre os colegas nas sessões ordinárias anteriores ao evento. Todos os homenageados foram aprovados por unanimidade entre os vereadores.

O primeiro homenageado, indicado pelo presidente da Câmara Ubirajara Ritton (PP), foi o líder comunitário Anderson Fernandes de Oliveira, que coordena projetos sociais e esportivos na Cidade Alegria e já foi presidente da Associação de Moradores do bairro (Amcha). Em seguida, o vereador Irâni Ângelo (PROS) tornou resendense o médico Aluísio Falcão, que trabalha como médico do trabalho em várias empresas do polo industrial e Prefeitura de Itatiaia; e, também na área de Saúde, Tiago Forastieri (PSC) homenageou o dentista Flávio Monteiro de Barros de Carvalho, que trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas do Município (CEO) e no Hospital de Emergência de Resende.

No setor de comércio, Vilma Salim Buainain Sarquis foi homenageada por Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa (Solidariedade); Valdir Olivo Della Vechia por Francisco Stênio (Solidariedade); e José Riboidi por Silvio da Fonseca, o Tivo (PP). Já no religioso, se tornaram cidadãos resendenses o Pastor da Igreja Metodista Rodrigo Vieira Buçard, homenageado por Romério de Almeida (PMDB), e a pastora da Igreja Batista Dorcas de Souza Romanha, homenageada por Pedro Paulo Florenzano (PP).

O construtor civil aposentado Dalmo Pinto Coelho foi homenageado pelo vereador Carlos Santa Rita (PSDB); o executivo Luis Fernando Fachini Beraldi, que foi diretor da Michelin e atualmente é dono da construtora Itaicol pelo vereador Roque cerqueira (PDT); o consultor de gestão pública Túlio Bastos Barbosa por Jeremias Casemiro, o Mirim (Solidariedade) e o sindicalista José Maria Ribeiro, que presidiu a Famar e a associação de moradores do bairro Santa Isabel, foi homenageado por José Olímpio (PCdoB), mas representado pela mulher Rita das Dores de Souza Ribeiro, por estar com a saúde debilitada.

Fechando o grupo dos novos cidadãos resendenses, estavam ainda o presidente da OAB Samuel Carreiro, homenageado por Davi de Jesus (Solidariedade); o auditor do Tribunal de Contas das União (TCU), Paulo Afonso Barbosa Filho, que recebeu o título das mãos de Célio da Silva, o Caloca (PMDB); Adriana Augusta Correia de Freitas, psicóloga, homenageada por Soraia Balieiro (PSB); Júlia Esteves, educadora da AEDB, homenageada por Luiz Fernando de Oliveira, o Pedra (PDT); e o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos homenageado por Tiago Martins, o Tisga (PPS).

Cerimônia
A cerimônia começou com o presidente da Câmara, Bira Ritton, fazendo um discurso sobre a hospitalidade resendense e o papel das pessoas que vieram para a cidade e contribuíram para seu crescimento. Em seguida, foi executado o Hino Nacional com uma bandeira do Brasil ao fundo e foram entregues os títulos de cidadão resendense. Logo em seguida, começaram a serem entregues as outras homenagens, começando pelos de professor emérito.

Um deles foi entregue pelo prefeito de Quatis, Bruno de Souza (PR), ao secretário Municipal de Educação, Mário de Souza Rodrigues, e o outro foi entregue pela presidente do Instituto Educar, Rossilene Amado, ao professor de Matemática Paulo Henrique Nogueira da Costa.  Os de profissional emérito foram entregues pelo secretário de Fazenda Renato Viegas ao empresário Antônio Carlos Coqueiro de Andrade e pelo vice-presidente da AEDB, Antônio Carlos Esteves ao secretário de Obras, Rubens Almada. Em seguida, o prefeito José Rechuan Junior (PP) entregou a Comenda Conde de Resende ao carnavalesco Gonçalo Rodrigues Ornellas; o secretário de comércio Reinaldo Raeli ao advogado Hipólito Eladio Rodriguez Fontenla; e o secretário de Administração Cláudio de Araujo ao ex-diretor do Aeroclube de Resende Júlio César da Costa.

As últimas homenagens da noite foram a medalha Tácito Viana Rodrigues dada pelo coronel Herácles Zilo, comandante da Aman, ao agente da Guarda Municipal de Resende Clélvis Marcelino Sant’Anna, por sua atuação como atleta de Artes Marciais, e a Medalha do Mérito Cultural Luís Pistarini, entregue por Bira à historiadora Maria Celina Whately. Samuel Carreiro (foto) representou todos os homenageados agradecendo pelas homenagens e Antônio Carlos Esteves representou os integrantes da mesa principal com um longo discurso relembrando a história de Resende. Rechuan falou sobre obras de seu governo e a cerimônia foi encerrada com a execução do Hino de Resende.

Logo após a solenidade, todos foram conduzidos a um conquetel no Foyer da Aman e alguns dos agraciados, ao lado de suas famílias comentaram as homenagens recebidas.

– Moro no Rio de Janeiro há sete anos e fiquei muito emocionada de lembrarem do meu nome. Trabalhei muito pela cultura de Resende, fundei um grupo de teatro que durou 20 anos, trabalhei no jornal A Lira, presidi a Academia Resendense de História e enquanto estive aqui não tive nenhum prêmio ou reconhecimento desses trabalhos. Me sinto muito sensibilizada porque em geral a gente é homenageado depois que morre, então essa noite me deixou muito contente – comentou a historiadora.

O empresário Luis Fernando Fachini Beraldi, paulista de Serra Negra, também falou sobre o fato de se tornar resendense, local onde mora desde a década de 1980.

– Recebi a notícia tem 25 dias. Estou aqui há 32 anos e embora tenha morado em outros países fui ficando por aqui, minha família sempre ficava e eu voltava. A fábrica da Michelin fui eu quem trouxe. Vim para ser o diretor da primeira fábrica e fui ficando. Fui dirigir outras unidades, mas sempre voltava. E essa região é muito bonita e todos os amigos que tenho fiz aqui, minha vida hoje é Resende – declarou-se o empresário e ex-executivo.

Durante o evento, os vereadores também participaram com suas famílias e amigos e divulgaram alguns dos projetos de lei que foram aprovados e sancionados no último ano de seus mandatos.

Você pode gostar

2 thoughts on “Solenidade da Câmara de Resende mostra alinhamento da Casa com a prefeitura

  1. Boca livre boa, e tudo pago com o dinheiro do contribuinte. As homenagens são fajutas, todas com algum interesse. “Festa estranha com gente esquisita” mas não parou por ai amigos resendenses, agora vem a festa dos camarotes na exposição, o povão vai ficar no tumulto mas a nobreza de Resende vai ficar nos luxuosos camarotes bebendo e comendo de “graça”. Não vejo a hora de começar essa EXAPICOR !!!!!! Quero ver as VACAS !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.