Abraço pela paz no trânsito lembra Dia Mundial sem Carro em Resende

O Dia Mundial sem Carro foi lembrado com um abraço pela paz no trânsito, realizado na quadra do Parque Tobogã, na Vila Julieta, em Resende, na tarde desta segunda-feira, dia 22. Crianças de escolas próximas ao local, integrantes de secretarias municipais, ongs e outras entidades relacionadas ao trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a CCR Nova Dutra, também participaram do abraço.

– É a primeira vez que organizamos um abraço pela paz no trânsito e também a primeira vez que realizamos o evento no Parque Tobogã, já que antes ele era realizado no Parque das Águas. Ao mesmo tempo que acontecem vários acidentes por dia no mundo todo, o mundo pede a paz, seja em casa, na família, nas estradas. Queremos um trânsito mais humano e com pessoas mais gentis, solidárias – comentou Cláudia Regina de Moraes Alvarenga, coordenadora da Divisão de Educação no Trânsito do Sumtran (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) .

Ela acrescentou que o Tobogã foi escolhido por ser próximo à cidade do trânsito, um circuito voltado para Educação no trânsito que fica no parque. Ainda assim, todas as atividades foram realizadas dentro da quadra. O objetivo, segundo os organizadores do evento, foi alertar as pessoas para o uso consciente do automóvel.

– Recebi convite do pessoal que trabalha na prefeitura para que viesse. Enviei o bilhete para os pais dos alunos e os trouxe para que realizássemos várias atividades. Se a gente começa a ensinar desde pequenos eles serão excelentes motoristas no futuro e vão se alimentar de forma correta – comentou Ana Ely Dias de Almeida, diretora de uma das escolas participantes do evento.

Segurando um cartaz e distribuindo orações e adesivos com a “vacina da paz”, o movimento Viva Paz também marcou presença no evento.

– A gente vem falar sobre a paz no trânsito, que é muito importante para os motoristas. Como grupo que prega a cultura de paz, não poderíamos faltar – disse a articuladora da ong, Maria Elena Rabelo.

As educadoras ambientais do Crear, Juliana Nascimento e Clara Xavier, também estiveram no local relacionando a importância ambiental com o trânsito.

– A gente percebe como as pessoas sujam a rua de dentro do carro e precisamos formar a consciência para não jogar lixo do carro, lembrar de usar menos carro porque ele solta muita fumaça – enumeraram as duas.

A Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) também esteve no local doando 100 mudas de árvore e participando junto com o Sumtran, a Secretaria de Governo, Superintendência de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal, Assistência Social, Coordenadoria da Mulher, Crear, Criarte, Secretaria de Saúde, Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Ong Viva Paz, Projeto Juçaí, Secretaria de Esportes, Projeto Gente Eficiente, CCR Nova Dutra e PRF. O abraço foi realizado por volta das 15h30 e, apesar da motivação do evento, muitas pessoas foram ao local de carro.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.