INB entrega primeiro relatório para Programa de Educação Ambiental ao Ibama

O assessor do presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), César Costa, enviou nesta segunda-feira, dia 15, ao Ibama o primeiro relatório semestral relacionado ao Programa de Educação Ambiental (PEA) da planta química da Resende. Trata-se de uma das condicionantes exigidas para concessão da Licença de Operação da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN). Durante esse mês, serão realizadas duas tarefas pela empresa: o fechamento dos dados socioambientais, apurados em pesquisa realizada nas cidades de Areias, Resende e Itatiaia, e a elaboração das propostas de ações que serão realizadas com foco no público interno e externo.

Para Costa o diagnóstico ambiental participativo desenvolvido pelo Centro Zoobotânico (CZB) da INB, em colaboração com outros setores da INB, é um termômetro, mapeando questões que são relevantes para as comunidades nas áreas de influência do empreendimento da FCN, ou para os trabalhadores.

– O PEA, elaborado em decorrência dessa análise, será um dos veículos de esclarecimento e de atendimento às demandas da sociedade. Em segundo lugar, é preciso enxergar o Plano inserido no contexto mais amplo, que envolve a coordenação articulada de diferentes ações socioambientais da INB, como por exemplo, os programas de educação ambiental do trabalhador, de sensibilização ambiental, de monitoração ambiental, de preservação e recuperação ambiental, de inserção regional, de comunicação social, e de responsabilidade social –  destacou.

Segundo o assessor, essas atividades são norteadas pelas normas do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, bem como o Estudo de Impacto Ambiental elaborado pela INB, que servem de base para as atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, que vem sendo executadas ou propostas pela FCN.

– Acreditamos que a INB está avançando neste caminho, com competência e resultados, como demonstra este trabalho que vem sendo realizado no âmbito do Programa de Educação Ambiental da FCN –  frisou Costa.

De acordo com umas principais articuladoras do Plano, a coordenadora do Centro Zoobotânico, Flávia Pires, depois de elaboradas as propostas, estas serão amplamente discutidas no interior da empresa e, posteriormente, encaminhadas ao Ibama.

– Depois de atualizados os dados socioambientais fecharemos a proposta que resultará em dois volumes: o diagnóstico socioambiental participativo e a proposta do PEA –  comentou.

Desde a decisão da criação do programa, uma série de atividades foram realizadas para saber quais são as prioridades internas e externas a serem desenvolvidas no projeto. Foram promovidas várias pesquisas internas, além de ouvirem representantes das cidades de Areias, Resende e Itatiaia a fim de montar um plano de ação. As oficinas internas participativas também foram importantes para definir os rumos a serem seguidos, respeitando é claro, as exigências pré-estabelecidas pelo Ibama.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde final de 2013, já evoluiu significativamente e começa a entrar em fase final. Após a elaboração do plano escrito e a decisão da empresa em conjunto com o Ibama, o Programa de Educação Ambiental na INB e nas cidades vizinhas começará a ser implantado visando a conscientização das atividades desenvolvidas na FCN e as prioridades abordadas pelas comunidades vizinhas.

– Essa é uma atividade que precisa da adesão de todos, porque conscientização do Meio Ambiente depende de cada um –  explica Flavia.

Todo o trabalho desenvolvido pela equipe do CZB gerou uma participação positiva tanto dos empregados da FCN como também dos representantes das cidades envolvidas. Essa ampla divulgação ajudou também para tratar os assuntos pautados pela comunidade como prioritário no quesito Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação INB

Você pode gostar

2 thoughts on “INB entrega primeiro relatório para Programa de Educação Ambiental ao Ibama

  1. Porque eles não chamam os concursados? Sabemos que existe muitos terceirizados trabalhando na INB. Tem muita gente aprovada no concursos de 2012 e até agora poucos foram convocados. Sugiro ao Jornal Beira Rio uma matéria sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.