Penedo sedia V Caminhada da Natureza

Acontecerá neste sábado, dia 13, em Penedo, a V Caminhada da Natureza. A concentração será na Praça Finlândia, a partir das 9h. O evento que é promovido pela Confederação Anda Brasil de Caminhadas na Natureza e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itatiaia, acontece desde 2009 no município, e conta com a participação de centenas de moradores e turistas.

A caminhada terá um percurso de 10 km, pelas trilhas e atrativos naturais do Alto Penedo. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site www.andabrasil.com.br ou na hora, quando serão entregues camisetas, bonés, frutas e água aos inscritos. Haverá ainda sorteio de brindes para os participantes.

Estão sendo esperadas cerca de 100 pessoas. A última edição da Caminhada em Itatiaia foi no dia 26 de julho durante o Festival de Inverno, no Parque Nacional do Itatiaia, e teve a participação de 60 pessoas. O Projeto Caminhadas na Natureza é uma proposta para estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável.

Saiba mais: Internacionalmente conhecido como “Esportes Populares”, a ideia nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias, na periferia das cidades grandes destruídas pela guerra. É denominada “popular” porque pode ser praticada por todos (segmentos econômicos, faixas etárias, classes sociais, pessoas de necessidades especiais, em grupos ou individualmente), o que fortaleceu o processo de inclusão social no pós-guerra.

Hoje, as Caminhadas são praticadas em mais de 40 países, abrangendo 17 milhões de caminhantes no mundo. No Brasil, é praticada desde 2000 em 200 Circuitos, 16 Estados nas 5 regiões brasileiras.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Fotos: Divulgação/Thiago Ferreira

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.