Estreia na Pop Art

Pelo segundo ano consecutivo, o jornalista Anco Márcio Esteves de Barros, de Volta Redonda, participa do Salão da Primavera promovido pelo Museu de Arte Moderna de Resende (MAM) e foi um dos artistas que receberam menções honrosas do júri. A obra escolhida foi “Caveira Andrógina”, uma das três inscritas por Anco Márcio (foto) para o salão (além de “Células” e “Quadrados”). “A obra quer mostrar a questão do preconceito sexual, racial, bullying e de todas as formas de violência que o ser humano sofre, e a caveira por mais macabra que pareça, não representa a morte. A inspiração veio na questão de vários assuntos que trazem a caveira como tema de discussão”, explica o artista.

Para compor a obra, Anco Márcio teve influências de artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein (adeptos da Pop Art), além de René Magritte (do surrealismo). A mesma levou duas noites para ser feita na parte de colagem dos lacres e mais uma nos detalhes da tinta das lágrimas e do fundo dos óculos. “O desenho é feito no computador e depois é levado num bureau de impressão, onde é feita uma impressão em adesivo e em seguida é colada numa chapa de PVC, e por fim é colocado à moldura”, relata o artista, que também escolheu mais duas obras para o evento.

Formado em Jornalismo e Publicidade pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Anco Márcio trabalha com comunicação visual há mais de 35 anos e é assessor de comunicação em duas instituições de ensino particulares de Volta Redonda. “O que me incentivou a começar a participar de exposições é que trabalho até hoje com comunicação visual e sempre fiz trabalhos para empresas e pessoas em geral. Mas nunca tinha feito algo parecido, como começar a mostrar os meus trabalhos para as pessoas, colocar na vitrine a minha arte e com uma roupagem diferente na questão do uso das latinhas e lacres de alumínio usando a reciclagem e a reutilização de materiais”, diz o artista que começou a criar seus quadros há dois anos.

Conheça Anco Márcio e sua arte no jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.