Resende inaugura Centro de atendimento ao autista

A Associação de Pais e Amigos do Autista (Amar) participou, na tarde desta sexta-feira, dia 29, da inauguração do Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), no bairro Jardim Brasília. O centro, uma solicitação da associação, foi criado com a ajuda das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. Segundo a entidade, é o terceiro centro do tipo no país e começa a funcionar na segunda-feira.

– O centro é submetido à secretaria de Educação e está sendo criado graças à demanda da associação de pais de autistas. Vamos oferecer o apoio pedagógico e clínico com profissionais capacitados para atender os autistas em complemento ao desenvolvimento deles. São dois professores, um psicólogo, um fonoaudiólogo, um profissional de psicomotricidade e um terapeuta ocupacional. Na segunda-feira vamos começar a fazer o cadastramento para ver a demanda da cidade e a partir daí marcar as avaliações. De acordo com a chegada dos alunos vamos aumentar o quadro de profissionais – explicou a diretora do Cemear, Raquel Messas.

A coordenadora pedagógica do Centro, Raquel Vitorino, lembrou que já realiza um trabalho com autistas da rede municipal desde 2008, mas utilizando uma sala de recursos multifuncionais que existe em 22 das 44 escolas da rede municipal. Em 2012 começou um trabalho com material especificamente voltado para autistas, em uma sala do Colégio Abraão Hermano Ribenboen, na Cidade Alegria.

– Desde então já passaram uns dez alunos por lá, mas muitos pais vão pela curiosidade e acabam desistindo, algumas vezes por acharem que é distante. Mas até então não tinha histórico, então com a abertura da sala ao menos os pais passaram a procurar a escola e começaram a agendar comigo o atendimento na sala, mas o problema é que não tem muitas pessoas com formação específica – lamentou Vitorino.

A diretora pedagógica da secretaria de Educação, Vera Neide Josias, também mencionou a falta de pessoal especializado e a falta de espaço. Ela lembrou que agora, com a criação do centro, as pessoas irão procurar mais e, consequentemente, pressionar o Poder Executivo para a formação ou contratação de mão de obra especializada.

A presidente da Amar, Marisa Siqueira, disse que em 12 dias uma equipe se ofereceu para ajudar na formação dos profissionais do centro. Ela também é mãe de autista e lembra que teve muitas dificuldades em encontrar atendimento para o filho e que acha importante que o centro tenha um trabalho que permita que os autistas sejam inseridos na sociedade.

– Não faria sentido o autista ficar no Centro o dia todo, porque ele ia ficar apenas com outros autistas, fora da sociedade. Ele precisa ser inserido, por isso ficará meio período aqui e meio período na escola regular. Também conseguimos a aprovação de uma lei de cuidadores, que eles precisam, que vai permitir esse convívio social na escola. – acrescentou Marisa.

Você pode gostar

4 thoughts on “Resende inaugura Centro de atendimento ao autista

  1. Só há um problema. A prefeitura alugou esse imóvel na Rua Cel. Rocha Santos por um valor muito acima da média do mercado imobiliário, e as pessoas portadoras de autismo não vão poder usar o segundo pavimento do imóvel por impossibilidades causadas pelo próprio autismo. Como é que ninguém pensou nisso antes?
    Alguém está enchendo os bolsos por aí não é Sr. Prefeito e srs. Vereadores que estavam lá presentas fazendo a sua média.

    Lembrem-se do que disse Antônio Ermírio de Moraes:
    “O que eu faço de donativo só Deus e eu ficamos sabendo.
    Donativo com propaganda não é donativo, é comércio”.

    1. Quais são as impossibilidades físicas que impedem o autista de subir escada? O autista que não apresenta limitações físicas, ou seja deficiência associada não tem dificuldade em subir ou descer de qualquer lugar. Caso algum apresente essa impossibilidade, esse receberá a atenção para conseguir realizar todas as atividades necessárias para seu desenvolvimento.

  2. A casa não foi alugada acima do preço da média de mercado, por favor reveja suas fontes , ou pelo menos vá até os órgãos públicos e se informe.
    Os autistas não tem nenhum impedimento que dificulte subir ou descer as escadas.
    O Centro Municipal de Atendimento ao Autista não é um donativo. É um direito e é pago com os nossos impostos. Portanto não é caridade e não só não há qualquer problema em fazer a divulgação como é fundamental e necessário que os representantes do povo estejam presente e que divulguem o Centro. Muitas pessoas irão se beneficiar , crianças autistas, os pais. O senhor é bem vindo a ir lá , conhecer e conversar com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas. Conhecer nossa história. Nos dia 12 e 13 de setembro estaremos, A AMAR Associação de Pais e Amigos dos Autistas, trazendo uma pedagoga para treinar os professores da sala de recursos e fazer materiais pedagógicos específicos para ensinar matemática para eles. Venha nos conhecer , o senhor é nosso convidado. venha conhecer o autismo. Resende precisa conhecer o autismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.