Agevap realiza evento com propostas alemãs para gestão de recursos hídricos

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) realizou durante todo o dia 26 o Seminário Brasil Alemanha de Recursos Hídricos. No evento, empresas e pesquisadores mostraram soluções alemãs para a gestão dos recursos hídricos que podem ser aplicadas no Brasil. As apresentações dos brasileiros, no entanto, demonstraram que, embora a discussão esteja no Brasil desde a década de 1970, ainda há pouca prática devido à burocracia e a política nacionais. Além de representantes do Governo Federal e dos palestrantes alemães, participaram do evento integrantes do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura.

O evento começou com o superintendente adjunto de apoio à gestão de recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Victor Alexandre Bittencourt Sucupira, falando sobre o sistema de recursos hídricos do Brasil. Ele lembrou da criação da lei 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, e afirmou que seu maior avanço foi regularizar o uso múltiplo da água, que além de ser usada para gerar energia, também deve ser voltada para o abastecimento urbano e saneamento, insumos de processos produtivos industriais e agricultura. Sucupira lembrou ainda a criação dos comitês das bacias, iniciativa através da qual a região foi pioneira através do Ceivap, que permite a administração dos recursos da água de forma participativa.

Foram realizadas ainda uma palestra sobre o tratamento de águas pluviais e esgoto (leia clicando aqui), como o diretor da empresa Steinhardt Tecnologia Para Águas Ltda, Jörg Steinhardt.

Confira a matéria na íntegra no jornal BEIRA-RIO. Assine já!

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.